Santos, José de FreitasMarques, José Carlos Carvalho2025-01-072025-01-072024-10-23http://hdl.handle.net/10400.22/27005O presente relatório de estágio, elaborado para a conclusão do Mestrado em Marketing Digital no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), documenta a experiência prática adquirida na agência SUBA - The Growth Agency. Durante o estágio, foram desenvolvidas diversas atividades, incluindo a análise de dados, campanhas de e-mail marketing, otimização para SEO, gestão de e-commerce e outras tarefas relacionadas com o marketing digital. Na análise de dados, apresentam-se relatórios detalhados para marcas com a geração de leads e e-commerce, utilizando-se a plataforma Looker Studio, que proporciona insights valiosos para melhorar o desempenho das campanhas e dos websites. No e-mail marketing, mostram-se templates de newsletters do cliente Bricks&Tricks, utilizando-se a plataforma BREVO, que incluiu a criação de conteúdo visual e copy persuasivo. O SEO, mostra a otimização de artigos do blog com o auxílio da ferramenta Yoast e a redação de um artigo sobre estratégias para aumentar a presença digital das empresas. No contexto do e-commerce, testou-se lojas online, gestão de produtos e realização de auditorias de usabilidade, fornecendo-se recomendações. Adicionalmente, desenvolve-se projetos estratégicos como o estudo de mercado no setor da saúde, onde se analisam agências especializadas e desenvolve-se a campanha “SUBA FOR HEALTH”, bem como o estudo de marketing de afiliação, que resulta na criação da marca smartinlife.pt para promover produtos afiliados da Amazon. O LinkedIn é explorado como uma ferramenta para prospeção de mercado e define uma estratégia de social media para aumentar os seguidores da SUBA, incluindo um plano editorial detalhado. Estas atividades proporcionaram um conhecimento significativo nas áreas de marketing digital, análise de dados e desenvolvimento de estratégias digitais, contribuindo para a aquisição de competências práticas e teóricas essenciais para a carreira profissional no marketing digital.This internship report, prepared for the Master's Degree in Digital Marketing at the Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), documents the practical experience gained at SUBA - The Growth Agency. During the internship, various activities were carried out, including data analysis, email marketing campaigns, SEO optimisation, e-commerce management and other tasks related to digital marketing. In data analytics, detailed reports for lead generation and e-commerce brands are being developed using the Looker Studio platform, providing valuable insights to improve campaign and website performance. Email marketing shows newsletter templates for client Bricks&Tricks using the BREVO platform, including the creation of visual content and compelling copy. SEO shows the optimisation of blog articles using the Yoast tool and the writing of an article on strategies for increasing a company's digital presence. In e-commerce, we tested online shops, managed products and conducted usability audits and made recommendations. In addition, strategic projects were developed, such as a market study in the health sector, analysing specialised agencies and developing the 'SUBA FOR HEALTH' campaign, and an affiliate marketing study, which resulted in the creation of the smartinlife.pt brand to promote Amazon affiliate products. LinkedIn is being explored as a market research tool and a social media strategy is being defined to increase SUBA's following, including a detailed editorial plan. These activities provide significant knowledge in the areas of digital marketing, data analysis and digital strategy development, and contribute to the acquisition of practical and theoretical skills essential for a professional career in digital marketing.porMarketing digitalE-commerceE-mail marketingSEOAnálise de dadosMarketing de afiliaçãoLinkedinDigital marketingE-mail marketingAffiliate marketingData analysisRelatório de estágio: SUBA: The Growth Agencymaster thesis203767810