Lima, Cláudia MaiaAlves, Ana Luísa Elias2017-11-172017-11-1720162016http://hdl.handle.net/10400.22/10447O presente relatório de estágio para obtenção do grau de mestre foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo de Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto (IPP). Este documento pretende descrever de forma reflexiva as experiências pedagógicas desenvolvidas no ensino do 1.º CEB, com uma turma de 2.º ano de escolaridade, e no 2.º CEB, com uma turma do 5.º e outra do 6.º ano de escolaridade. A Prática Educativa Supervisionada (PES) foi desenvolvida à luz da metodologia de investigação-ação, uma vez que a mesma promoveu uma melhoria das práticas, adotando uma atitude reflexiva e crítica sobre a ação educativa. Este percurso desenvolveu-se através de um processo cíclico que integrou observação, planificação, ação e reflexão, para o qual foi fundamental uma atitude indagadora de caráter investigativo e crítico-reflexivo. Inicialmente, enquadra-se legal e teoricamente a profissionalização docente, a sua prática pedagógica e a supervisão e cooperação na formação de professores. Pretende-se, assim, explorar os pressupostos legais e teóricos que sustentaram a prática educativa supervisionada. A reflexão assume-se, tanto no presente relatório de estágio como ao longo da prática educativa supervisionada, como uma componente fundamental pois é através desta que o professor avalia e melhora as suas práticas. O Relatório de Estágio ainda revela a dimensão investigativa desenvolvida ao longo do ano letivo, através da exploração de um projeto investigativo no âmbito da Matemática.This training report to obtain a master’s degree was written as part of the curricular unit (UC) Integração Curricular: Prática Educativa Superviosionada e Relatório de Estágio, included in the curriculum of the Master Course in Ensino dos 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico of the Escola Superior de Educação (ESSE) of Instituto Politécnico do Porto (IPP). This document aims to describe on a reflective way the pedagogical experiences developed in teaching of primary school, with a second class, and in highschool, with a fifth and a sixth class. The Prática Educativa Supervisionada (PES) was developed on a research-action metodology, once it promoted a better practice by adopting a reflective and critic posture on a educational act. This journey was developed by a ciclic process that integrated observationa, planning, action and reflection. Initially, it is explained, legally and theoretically, the teacher professionalization, their pedagogical practice and the supervision and cooperation on teachers’s formation. It is intended therefore, to explore the legal and theoretical assumptions that supported the Supervised Teaching Practice, The reflection is, on this training report as well as along the supervision educational practice, as a fundamental componente because it’s through it that the teacher avaliates and improves his practices. The Internship Report also reveals the investigative dimension developed throughout the school year, by exploiting a research project involving the study of Mathematic.porPrática educativaReflexãoInvestigaçãoDesenvolvimentoEducational practiceReflectionInvestigationDevelopmentDocência: um jogo de conhecimentosmaster thesis201761343