Gonçalves, Paulo Jorge PinheiroSousa, Isabel Maria de Ardions Braz deSouza, Irismaria Pereira de2021-03-262021-03-262021-01-29http://hdl.handle.net/10400.22/17679Objetivo - Analisar as percepções de estudantes de graduação sobre fatores de marketing educacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT – Campus Cuiabá, suscetíveis de permitir a retenção de estudantes na instituição. Metodologia - Pesquisa descritiva, de corte transversal, com abordagem quantitativa, com recurso a uma amostra não probabilística, com estudantes do ensino superior do IFMT – Campus Cuiabá. Resultados - Os resultados deste estudo sugerem que as percepções dos estudantes, em relação a fatores de marketing educacional do IFMT - Campus Cuiabá, estão associadas, sobretudo, com a imagem e marca educativa, bem como com a comunicação da marca e qualidade de serviço prestado. Também um compromisso centrado no aluno dá relevo para a necessidade do desenvolvimento de estratégias de marketing educacional, centradas na retenção do aluno. Limitações – Os resultados precisam ser analisados com precaução, perante o tipo de amostra obtida. A escolha de certas variáveis de estudo como explicativas pode constituir outra limitação. Outra possível limitação é a escassez de estudos e pesquisas sobre a percepção dos estudantes de graduação, no contexto do estudo, o que dificultou a análise e discussão comparativa de resultados. Originalidade - A realização de uma primeira análise no campus sobre as percepões que os estudantes de graduação têm sobre o marketing educacional, em especial, possibilitará a elaboração e implementação de um plano de marketing institucional, capaz de permitir trabalhar informação académica, suscetível de proporcionar maior capacidade de retenção e de captação de futuros estudantes.Objective - Analyze the perceptions of undergraduate students about educational marketing factors of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso - IFMT - Campus Cuiabá, likely to allow the retention of students in the institution. Methodology - Descriptive cross-sectional research, with a quantitative approach, using a non-probabilistic sample, with students of higher education of the IFMT - Campus Cuiabá. Results - The results of this study suggest that the perceptions of the students, in relation to factors of educational marketing of IFMT - Campus Cuiabá, are associated, mainly, with the image and educational brand, as well as the communication of the brand and quality of service provided. Also a commitment centered on the student gives emphasis to the need to develop educational marketing strategies, focused on student retention. Limitations - The results need to be analyzed with caution, given the type of sample obtained. The choice of certain study variables as explanatory may constitute another limitation. Another possible limitation is the scarcity of studies and research on the perception of undergraduate students in the context of the study, which made it difficult to analyze and discuss comparative results. Originality - A first analysis on campus of the perceptions that undergraduate students have about educational marketing, in particular, will enable the development and implementation of an institutional marketing plan, capable of working with academic information, likely to provide greater capacity to retain and attract future students.porMarketing educacionalIFMT-Campus CuiabáPercepçõesEducational marketingPerceptionsPercepções dos estudantes de graduação sobre o marketing educacional: um estudo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Cuiabámaster thesis202654141