Canha, Manuel Bernardo QueirozSilva, Mariana Costa Moreira da2020-04-202020-04-2020202020http://hdl.handle.net/10400.22/15790O presente estudo foi realizado no âmbito do Relatório Final de Estágio do Mestrado de Ensino em Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico e visa identificar e compreender as potencialidades e limitações da utilização do jogo como recurso didático no ensino e aprendizagem do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Este estudo apoia-se na convicção de vários estudiosos de que o jogo é essencial ao crescimento e desenvolvimento integral da criança, considerando que o jogo acompanha os humanos durante a sua vida inteira. Deste modo, são muitos os benefícios apontados aos jogos em contexto educativo. Considera-se que o jogo como recurso didático constitui uma estratégia útil e eficaz, sendo um aliado do professor (Silva, 2009) e uma forma deste se aproximar da linguagem e do mundo das crianças. O estudo empírico que se desenvolveu na Prática de Ensino Supervisionada (PES) insere-se numa metodologia qualitativa com contornos de estudo de caso, recorrendo-se à análise documental (planos de aula e reflexões) e ao inquérito por questionário aplicado a 83 alunos e duas professoras. Os resultados obtidos permitem afirmar que, no contexto estudado, o jogo enquanto recurso didático no ensino e na aprendizagem do Inglês como Língua Estrangeira (LE) tem mais potencialidades do que limitações, revelando-se promotor do desenvolvimento das competências preconizadas nas Aprendizagens Essenciais (AE), no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridades Obrigatória (PA) e no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR).This study was developed within the Final Internship Report of the Master’s degree in English Primary Education and its aim is to identify and understand the potential and limitations of using games as a didactic resource in Primary English Teaching and Learning. This study is supported by the convictions of several scholars that games are essential to children’s growth and development considering that games go along with humans throughout their entire lives. Therefore, there are many benefits linked to educational games. Games as a didactic resource are considered a useful strategy, a teacher’s ally (Silva, 2009) and a way to get closer to children’s world and language. The empirical study developed in Supervised Teaching Practice is part of a qualitative methodology with case study contours, using document analysis (teaching plans and reflections) and questionnaires applied to 83 students and two teachers. The results obtained indicate that, in the studied context, games as a didactic resource in English teaching and learning as a Foreign Language have more potential than limitations, promoting the skills recommended by “Aprendizagens Essenciais”, “Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória” and the Common European Framework of Reference for Languages.porJogoEnsino de inglêsLíngua estrangeira1.º ciclo do ensino básicoGameEnglish teachingForeign languagePrimary educationO jogo como recurso didático no ensino e aprendizagem do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico: potencialidades e limitações a partir de uma experiência em estágio pedagógicomaster thesis202678253