Baptista, AdrianaFerraz, Luís Miguel Queiroga2024-11-222024-11-222024-10-22http://hdl.handle.net/10400.22/26444Trabalho de projetoO presente ensaio propõe uma reflexão sobre os paralelismos entre cinema documental e cinema experimental, explora o conceito de Antropofagia Visual a partir do Manifesto Antropófago de Oswald de Andrade, a Reprodutibilidade falada por Walter Benjamin e a mesclagem entre ficção e a realidade apoiado na Minnesota Declaration de Werner Herzog. A segunda parte contempla abordagens de intermedialidade em Szél (Marcell Iványi, 1996) e de intertextualidade em Le Livre d’Image (Jean-Luc Godard, 2018), conceitos que são basilares para a pesquisa e investigação do filme A Imagem por Vir e na terceira parte são aprofundados os respectivos processos de criação fílmica.The following essay proposes a meditation on the parallels between documentary and experimental cinema, explores the concept of Visual Anthropophagy based on Oswald de Andrade’s Anthropophagic Manifesto, the Reproduction spoken by Walter Benjamin and the blending between fiction and reality supported by the Minnesota Declaration by Werner Herzog. The second part includes approaches to intermediality in Szél (Marcell Iványi, 1996) and intertextuality in Le Livre d'Image (Jean-Luc Godard, 2018), concepts that arefundamental to the research of the film A Imagem por Vir. On the third part of the essay we explore in depth the film creation processes.porDocumentárioExperimentalAntropofagia visualReprodutibilidadeIntertextualidadeIntermedialidadeDocumentaryVisual anthropophagyReproductionIntertextualityIntermedialityO tempo da imagem: olhares cinematográficos sobre produções visuais na realização d'A Imagem por Virmaster thesis203735404