Gonçalves, Zita Maria Alves Romero deCarvalho, Maria de Fátima Gomes2025-10-032025-10-032025-07-072025-10-03http://hdl.handle.net/10400.22/30556O presente relatório de estágio tem como finalidade expor uma descrição detalhada do estágio curricular realizado pela autora, mestranda em Assessoria de Administração no Departamento de Formação do Instituto Eletrotécnico Português (IEP), no âmbito da conclusão do Mestrado no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP). O principal objetivo do estágio consistiu na aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do percurso académico, com especial enfoque no apoio à gestão da formação e na optimização de determinados processos administrativos. A metodologia adotada neste relatório baseou-se num estudo de caso, com uma abordagem de natureza qualitativa. A recolha de dados foi realizada através de três instrumentos: análise de dados da entidade, observação participativa e entrevista semiestruturada. No final, efetuou-se uma análise alicerçada na triangulação metodológica o que permitiu uma compreensão abrangente do contexto organizacional e das dinâmicas internas do Departamento de Formação em questão. O estágio trouxe diversos aspetos positivos, nomeadamente a melhoria dos procedimentos administrativos, destacando-se a agilização da emissão de certificados e a digitalização de documentação. O trabalho desenvolvido revelou-se de grande significância, tanto para o desenvolvimento profissional da estagiária como para o IEP, nomeadamente, ao contribuir para uma maior eficiência operacional e ao promover uma cultura de melhoria contínua.This internship report seeks to present a detailed account of the curricular internship undertaken by the master's student in Management Consulting at the Training Department of the Instituto Eletrotécnico Português (IEP), within the framework of the master's degree completion at the Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP). The primary goal of the internship was to enable the practical application of the theoretical knowledge acquired throughout the master's degree, with particular emphasis on supporting training management and optimising specific administrative processes. The methodology adopted in this report is based on a case study with a qualitative orientation. Data collection was conducted using three instruments: analysis of institutional data, participant observation, and semi-structured interviews. At the final stage, an analysis grounded in methodological triangulation was conducted, which enabled a comprehensive understanding of the organizational context and internal dynamics of the Training Department in question. The internship yielded several positive issues, notably the enhancement of administrative procedures, including the expedited issuance of certificates and the digitisation of documentation. The work carried out proved to be of significant value both for the professional development of the intern and for the IEP, namely, contributing to increased operational efficiency and fostering a culture of continuous improvement.porAssessoriaFormação profissionalOtimização dos processosEstudo de casoAdvisoryProfessional trainingProcess optimisationCase studyExperiências e melhorias na assessoria de uma entidade de formação profissional – o caso do Instituto Eletrotécnico Português (IEP)master thesis204008336