Silva, Pedro Alexandre Sousa eVázquez Salvi, Angélica MercedesFebbi, Veronica2018-07-232018-07-232018-07-16http://hdl.handle.net/10400.22/11769Este trabalho consiste na criação, experimentação e discussão dos resultados de um método harmónico/funcional destinado a facilitar a leitura do reportório tonal na harpa. Este método pretende complementar à didática tradicional da harpa por exemplo Grossi (1986), Bochsa (1976), Al- berti (1977), Salzedo (1921), Naderman (1800), mais voltada para desenvolvimento técnico e desenvolvimento da qualidade sonora do harpista do que a questões de linguagem musical, adaptando-se à fase da formação em que o aluno se encontra. Pretende também observar e automatizar alguns processos comuns no repertório tonal, de forma a evitar uma relação com a partitura baseada numa descodificação cansativa nota a nota, com o objetivo de alcançar uma compreensão mais global do texto musical.The present work consists on the creation, experimentation and discussion of the results of a harmonic/functional method designed to help students on the reading process of the tonal repertoire for the harp. This method intends to complement the traditional harp methods (ex. Pozzoli, Grossi, Bochsa, Alberti, Salzedo, Naderman) which focus more on the technical and sound quality development than on the musical language learning issues, adjusting to the stage of each student. We also intend to observe and automatize some of the most common processes in the tonal repertoire to avoid that the contact with the music score becomes a tiring decoding note-by-note exercise, achieving a better global understanding of the musical text.porHarpaFunções harmónicasHarmonia funcionalLeitura à primeira vistaMétodoHarpHarmonic functionsFunctional harmonySight-readingMethodAplicação de um método harmónico/funcional na abordagem a uma partitura de harpamaster thesis201953510