Sarmento, Anabela Mesquita TeixeiraArvani, Márcia Regina de Almeida2019-03-162019-03-162018-10-08http://hdl.handle.net/10400.22/13002A administração pública tem passado por transformações e desafios na busca por novos modelos de gestão para atingir seus objetivos e oferecer um atendimento com eficiência e qualidade aos cidadãos, que estão cada vez mais exigentes. Nesse contexto a gestão do conhecimento surge como estratégia para alcance dos objetivos institucionais e melhoria da gestão organizacional. Este estudo insere-se na área da gestão do conhecimento, cujo objetivo foi identificar como é a gestão do conhecimento em uma instituição pública brasileira, através do diagnóstico da gestão do conhecimento – DGC, com o instrumento de diagnóstico proposto por Bukowitz & Williams (2002). O método empregado foi o estudo de caso, de natureza descritiva, cuja coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário estruturado. Através da pesquisa, foi possível identificar que a organização, apesar de não possuir um programa estruturado de GC, está a gerir seu conhecimento de forma moderada, no âmbito geral do processo. Identificou-se ainda que o passo “Avalie” é o que exige maior atenção dos gestores para sua melhoria. Constatou-se também que, não há disparidade significativa entre a percepção dos gestores e dos servidores técnico-administrativos em educação no que diz respeito à gestão do conhecimento. Os resultados podem contribuir para que os gestores reconheçam o conhecimento como recurso essencial e insiram em seu planejamento estratégico a GC, com a prática de ações para uma gestão do conhecimento mais efetiva, visando a melhoria da gestão organizacional e de seus processos como um todo, em benefício da sociedade.The public administration has undergone transformations and challenges in the search for new management models to reach its objectives and to offer a service with efficiency and quality to the citizens, who are more and more demanding. In this context, knowledge management emerges as a strategy for achieving institutional objectives and improving organizational management. This study is part of knowledge management, whose objective was to identify how is the knowledge management in a Brazilian public institution, through the diagnosis of knowledge management - DGC, with the diagnostic tool proposed by Bukowitz & Williams (2002). The method used was the case study, of a descriptive nature, whose data collection was performed through the application of a structured questionnaire. Through the research, it was possible to identify that the organization, although it does not have a structured program of KM, is managing its knowledge in a moderate way, in the general scope of the process. It was also identified that the step "Evaluate" is what requires greater attention of the managers for its improvement. It was also verified that, there is no significant disparity between the perception of the managers and the technical-administrative servants in education regarding to knowledge management. The results can contribute to the managers to recognize knowledge as an essential resource and to insert in their strategic planning the KM, with the practice of actions for a more effective knowledge management, aiming at improving the organizational management and its processes as a whole, for the benefit of the society.porConhecimentoGestão do conhecimentoDiagnósticoAdministração públicaEstudo de casoKnowledgePublic administrationCase studyKnowledge managementDiagnosisDiagnóstico da gestão do conhecimento: estudo de caso em uma instituição pública brasileiramaster thesis202192717