Rothes, LuísLopes, LilianaQueirós, JoãoMartins, FilipeMonteiro, HugoMoreira, JorgeVieira, Isabel2017-08-022017-08-022014-09978-972-8969-06-6http://hdl.handle.net/10400.22/10178Nesta comunicação apresentamos as principais linhas estruturantes de uma proposta para um programa de pesquisa, em fase de desenvolvimento, que toma como objeto central a participação educativa das pessoas adultas. Partindo de uma intenção de esclarecimento analítico dos processos de participação educativa num contexto multiforme e multidimensional de políticas, estruturas, práticas e atores sociais, pretendemos reconstituir e analisar os trajetos sociais, educativos e profissionais dos seus protagonistas, bem como as experiências - presentes ou num passado recente – em iniciativas do campo alargado da educação e formação de adultos. Paralelamente, propomo-nos articular as questões da participação educativa com o esclarecimento do modo como esta é condicionada pelos contextos socioterritoriais e organizacionais em que se insere, e pelas circunstâncias de vida que a balizam, contemplando também o enquadramento político das reconfigurações neste setor das políticas sociais, contribuindo assim para o debate em torno da educação de adultos enquanto direito social e vetor de promoção de cidadanias ativas e plenas.poreducação e formação de adultosdesigualdades sociaisparticipação educativaDesigualdades sociais e participação educativa dos adultos: Para um programa de pesquisa pluriperspetivada e pluriescalar dos processos sociais do envolvimento dos adultos em práticas educativasjournal article