Moreira, Helder Jorge Maia SilvaRosas, RuteRamos, Mafalda Guimarães dos Santos Oliveira2016-12-222016-12-222013-11-19http://hdl.handle.net/10400.22/8974Num contexto de estágio curricular e pela realização de duas propostas distintas, o presente relatório propõe a descrição das metodologias e os modos de atuação utilizados nos processos de produção artística, enquadrados no âmbito de criações musicais. Apresenta, igualmente, numa abordagem mais teórica, conceitos que permitiram explorar e compreender a forma como me envolvi e me inclui nesta experiência. Partindo de noções que relacionam, intrinsecamente, a Cenografia e as Artes Plásticas, procurou-se demonstrar, pelas experiências tidas num estágio no Serviço Educativo da Casa da Música, os diálogos existentes entre as duas áreas do conhecimento, particularmente através das noções de Espaço ou Lugar.In curriculum probation training context and performing two distinct proposals, this report proposes a description of methodologies and modes of operation used in the processes of artistic production, framed in the context of musical creations. Also presents a more theoretical approach, which allowed concepts to explore and understand how I got involved and I include this experience. Starting from notions that relate, intrinsically, to Scenography and Visual Arts, sought to demonstrate, the experiences taken a stage in Educational Services of the Casa da Música, the dialogues between the two areas of knowledge, particularly through the notions of Space or Site.porCenografiaArtes plásticasServiço educativoInclusãoLugarEspaçoEspetadorEspetáculoScenographyVisual artsEducational servicesInclusionSiteSpaceSpectatorSpectacleOs lugares do espetáculo: a cenografia e as artes plásticas, diálogo com a criação musical do Serviço Educativo da Casa da Músicamaster thesis201332213