Andrikopoulos, DimitriosFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daRocha, CarinaPaulo, Daniela Maria Pinto2018-07-302018-07-302018-07-16http://hdl.handle.net/10400.22/11810O principal objetivo e foco deste relatório de estágio de prática de ensino supervisionado e projeto de investigação, prende-se com a prática da autora do mesmo como docente ao longo de um ano letivo consecutivo, na Academia de Música de Costa Cabral e, posteriormente na Academia de Música de Vilar do Paraíso. Tal prática levou a autora à elaboração de um documento reflexivo acerca do estágio realizado, onde todas as experiências e aprendizagens advêm de tal processo. Relativamente ao projeto de investigação, este surgiu, pois, a autora deste trabalho sentiu a necessidade de uma investigação sobre os métodos usados pelos diversos docentes da zona norte do país e utilizados em vários níveis de estudo, criando assim uma fotografia deste momento temporal. Finalmente, e na ausência de uma aproximação educativa relacionada com a música contemporânea, a autora pediu algumas obras didáticas a três compositores Portugueses para serem utilizadas, explorando assim alguns novos caminhos no ensino da Viola d´ Arco.The main objective and focus of this report and of this research project, is related to the authors teaching practise for the academic year 2017-2018 at the Academia de Música de Costa Cabral as well as the Academia de Música de Vilar do Paraíso. The above mentioned practise, led the author to the creation of a reflective document related to teaching methodologies as well as the experiences and learning processes resulted out of these practises. Related to the research project, the author of this work felt the necessity of a research in the teaching methods used by different teachers in the northern part of the country and currently being used in different levels of Viola study, creating a photography of this moment in time. Finally, and in the absence of a teachinmg approach through contemporary music, the author commisioned three didactic works to three Portuguese composers in order them to be used in classes, exploring in this way some new approaches to the teaching of Viola.porViola d’arcoEnsinoCriançasRepertório didáticoMúsica contemporâneaPortugalViolaEducationChildrenDidactic repertoireContemporary musicViagem pelo repertório didático da viola d’arcomaster thesis201957310