Alves, Susana Maria Capitão SilvaFaria, Paula Cristina Trocado da CostaGamboa, Raquel Tavares Luzia de Melo2025-03-102025-03-102024-11-212024-11-21http://hdl.handle.net/10400.22/29823O bilinguismo ainda suscita dúvidas entre terapeutas da fala, especialmente ao nível dos procedimentos necessários para avaliação de linguagem e de diagnóstico diferencial com crianças bilingues. É fundamental considerar aspetos que irão surgir desde a sinalização/referenciação da criança até ao diagnóstico diferencial. Para estabelecer guidelines para avliação e diagnóstico diferencial com crianças bilingues é necessário esclarecer definições, identificar características do desenvolvimento destas, especificar aspetos que deverão constar no processo de avaliação e desmistificar conceitos que podem influenciar a decisão clínica do terapeuta da fala aquando da atribuição de diagnóstico. Como tal, realizou-se uma revisão de literatura e aplicou-se uma entrevista a terapeutas da fala especialista, a exercer em Portugal. Recorreu-se ao cruzamento de dados obtidos, através da análise de conteúdo, de forma a identificar a informação crucial a considerar no processo de avaliação. Aspetos como dados a recolher na anamnese, mitos a esclarecer, barreiras no contexto terapêutico, materiais utilizados, áreas de linguagem a abordar, necessidade de tradutor e diagnóstico diferencial foram devidamente analisados e explanados. Deste modo, a informação obtida foi organizada de forma a facilitar a sua utilização pelos terapeutas da fala, através da delineação de guidelines para avaliação de linguagem e diagnóstico diferencial de crianças bilingues.porBilinguismoLinguagemGuidelinesAvaliaçãoTerapeutas da FalaGuidelines para avaliação e diagnóstico diferencial da linguagem em crianças bilinguesmaster thesis203879082