Alves, Sílvia ReginaDurães, Helena Isabel Marques Pacheco2023-11-072023-11-0720232023http://hdl.handle.net/10400.22/23853O presente trabalho de investigação teve como objetivo o estudo do impacto de um programa de intervenção para pais, em contexto escolar, para promover a sua participação no desenvolvimento de culturas educativas inclusivas. Para estruturar o programa foram realizados dois estudos. No primeiro estudo foi realizada uma revisão sistemática da literatura acerca das intervenções com pais em contexto educativo, com o objetivo de compreender de que modo a escola promove a sua participação, e quais as estratégias implementadas nos programas de intervenção. No segundo estudo foram realizadas entrevistas a mães de alunos com desenvolvimento atípico, ou pertencentes a minorias para avaliar as suas experiências acerca da inclusão do seu filho na escola e como veem a influência dos pais dos outros alunos na formação das suas atitudes face à inclusão. Após reunir a informação necessária que resultou dos dois estudos referidos, foi criado e implementado um programa de intervenção, no qual participaram 32 pais (grupo experimental e de controlo). Os efeitos do programa foram avaliados de forma direta nos grupos de pais com recurso a questionários pré e pós teste e a um grupo focal. Avaliamos, de forma indireta, o impacto do programa nos filhos, igualmente com pré e pós teste. Os resultados dos três estudos demonstram ser positiva a implementação de programas para pais em contexto educativo, para promover a inclusão e envolver os pais no desenvolvimento de culturas educativas inclusivas.To evaluate the impact of a parent intervention program in a school context, and to pro mote their participation in the development of inclusive educational cultures, the present investigation work h as been conducted, which consisted of two case studies. The first one included a literature revision regarding parents' intervention in a school context, to understand in which way the school promotes their enrolment, as well as the implemented strategies on intervention programs. For the second one, interviews were carried out with students' mothers with atypical development or belonging to a minority, to assess their experiences regarding their child's inclusion in school, how they interpret another parent's attitude regarding their own child. After gathering ali the information required from both cases, an intervention program h as been created and implemented, in which 32 parents took part (including experimental and contrai groups). The program effects were directly evaluated in both parents' groups through pre and posttest questionnaires. We also evaluated, indirectly, the program's impact on the students pre and posttest questionnaire. Results from the studies have shown that school-based intervention programs are positive to pro mote inclusion and involve parents in building inclusive education cultures.porEducação inclusivaParentalidadePrograma de intervençãoInclusive educationIntervention programParentinglt Takes a Village para construir uma escola inclusiva. Efeitos de um programa de intervenção com paismaster thesis203383524