Flores, António Manuel Luzano de QuadrosTeixeira, Diogo Rebelo Padrão Carvalho2024-10-312024-10-08http://hdl.handle.net/10400.22/26304O desenvolvimento tecnológico proporcionou a melhoria significativa nos sistemas de informação na área naval, proporcionando uma gestão mais eficiente e integrada dos mais diversos equipamentos a bordo. A implementação de equipamento sofisticado e robusto em larga escala contribui para o desenvolvimento de sistemas centralizados de informação globais que reúnem numa única solução toda a informação necessária para a navegação marítima. A integração de um protocolo de comunicação que uniformiza os sistemas independentes presentes numa embarcação tornou-se essencial, destacando-se dos demais, o protocolo NMEA 2000 como a solução ideal para executar esta tarefa. Esta dissertação tem como principal objetivo descrever detalhadamente o desenvolvimento e implementação de uma rede de comunicação para uma embarcação. A rede de comunicação integra um sistema de navegação a bordo onde é transmitida toda a informação necessária para a navegação, nomeadamente os dados de estações meteorológicas, sensores de monitorização do estado dos motores e equipamento GPS. O protocolo NMEA 2000 é baseado no protocolo CAN e destaca-se pela vasta utilização em ambiente marítimo. O sistema de informação desenvolvido permite o acesso aos dados em tempo real de forma interativa. O software YachtControl foi a ferramenta utilizada na gestão e controlo dos sistemas de bordo.Technological development has led to a significant improvement in the information systems available on ships, enabling more efficient and integrated management ofthe various pieces of equipment on board. The implementation of sophisticated and reliable equipment on a large scale has contributed to the need to develop global information systems that bring together all the information needed for maritime navigation in a single solution. The integration of a communication protocol that standardizes the independent systems present on a vessel has become essential, with the NMEA 2000 protocol standing out as the ideal solution for this task. The main aim of this report is to describe in detail the development and implementation of a communication network for a ship. The communication network integrates an on-board navigation system where all the information needed for navigation is transmitted, namely data from weather stations, sensors, engine status monitoring and GPS equipment. The NMEA 2000 protocol is based on the CAN protocol and is widely used in maritime environments. The information system developed allows data to be accessed interactively in real time. To achieve the objective, the YachtControl software was used, which proved to be an efficient tool for managing and controlling on-board systems.porCommunication protocolsNMEA 2000Marine information systemsYachtControlProtocolos de comunicaçãoSistemas de informação marítimosExploração e programação do software de gestão dos sistemas existentes num iateOperating and programming the management software for the yacht's existing systemsmaster thesis203713559