Ribeiro, CarlaOliveira, InêsFolha, Cristiana Sofia da Silva2021-08-312021-08-3120202020http://hdl.handle.net/10400.22/18267O presente relatório, enquadrado no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, assume-se como parte integrante da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada e constitui uma condição para a obtenção do grau de Mestre e habilitação para a docência. Neste relatório, encontra-se espelhado todo o percurso de evolução pessoal e profissional da formanda, as vivências, as aprendizagens, os aspetos positivos, assim como os constrangimentos que marcaram a experiência da prática educativa nas áreas de especialidade e ciclos de ensino deste mestrado. Uma prática educativa ancorada nos documentos normativos e curriculares, que atende às especificidades de cada ciclo e área, seguindo o modelo de formação previsto na Prática de Ensino Supervisionada: a articulação e integração de saberes. Este documento integra uma dimensão descritiva e uma vertente reflexiva, sustentada por referenciais teóricos que suportam o perfil reflexivo, empático e tolerante do professor. Para além disso, a dimensão investigativa que caracteriza o perfil de um docente está ilustrada no projeto que foi delineado no âmbito da História e Geografia de Portugal para o 2.º Ciclo do Ensino Básico. Apresenta-se o desenho de um projeto centrado na lecionação dos passados dolorosos e no trabalho em torno dos conceitos de multiperspetiva e empatia históricaThis report is part of the study plan in the Master's Degree in Education of the 1st Cycle of Basic Education and of Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education and is an essential part of the Supervised Teaching Practice course; it constitutes a condition for obtaining the degree of Master and qualifying for the teaching career. This document presents the personal and professional development of the student, her experiences, her educational achievements, and the strengths and constraints that have marked the experience of educational practice in the areas of specialisation and teaching cycles of this Master's degree. An educational practice founded on normative and curricular documents, which takes into account the specificities of each cycle and area, following the training model foreseen in the Supervised Teaching Practice: the articulation and integration of knowledge. This report comprises a descriptive dimension and a reflective component, supported by theoretical references that sustain the reflective, empathic and tolerant profile of the teacher. Additionally, the investigative dimension that characterises the profile of a teacher is depicted in the project that was outlined in the context of the History and Geography of Portugal for the 2nd Cycle of Basic Education. Thus, it is presented the design of a project focused on teaching the painful past and on the concepts of multiperspective and historical empathy.porPrática de ensino supervisionadaEnsino no 1.ºCEBEnsino de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEBArticulação e integração de saberesMultiperspetivaEmpatia históricaSupervised teaching practiceTeaching of 1st Cycle of Basic EducationTeaching Portuguese and History and Geography of Portugalortugal in the 2nd Cycle of Basic EducationArticulation and integration of knowledgeMultiperspectiveHistorical empathyUma prática Educativa, Múltiplas realidades e perspetivasmaster thesis202767647