Costa, Jorge AlexandreBarros, Rosa MariaOliveira, Nuno Miguel Machado2017-01-062017-01-0620162016http://hdl.handle.net/10400.22/9134Este trabalho pretende constituir uma reflexão latitudinal e percuciente sobre o estado atual do ensino artístico especializado de música em Portugal, mormente sobre o caso particular da disciplina de Formação Musical. Assim, o presente relatório expõe três planos de análise e desenvolvimento, assentes numa estrutura de relação macromicro, à luz de uma linha de raciocínio holístico. O primeiro plano apresenta uma visão sobre o ensino da música em Portugal, atendendo sobretudo à reforma efetuada em 2012, que estabeleceu novos princípios orientadores dos cursos básico e secundário de música. Na continuidade desta análise escalpelizadora e sorvendo a experiência obtida no estágio realizado no Conservatório de Música do Porto, seguir-se-á uma reflexão aprofundada sobre a prática pedagógica. Por fim, articulando os planos anteriormente referidos e servindo-nos de uma abordagem qualitativa, é apresentado um projeto de investigação, constituído por entrevistas realizadas a professores de Formação Musical dos Conservatórios de Aveiro, Braga, Coimbra, Lisboa e Porto, que nos conduz ao objetivo primordial deste trabalho: repensar o lugar da Formação Musical no ensino artístico especializado de música em Portugal e potenciar um pensamento e debate ecfrático em torno desta questãoThis work intends to be a latitudinal and insightful reflection on the current state of artistic education of music in Portugal, especially on the particular case of Musical Training course. Thus, this work exposes three levels of analysis and development, based on a framework of macro-micro relationship, in the light of a holistic reasoning line. The first plan gives an insight into the specialized music teaching in Portugal, in particular because of the reform made in 2011/2012, which established new guiding principles of primary and secondary courses of music. Continuing this deep analysis and sipping the experience gained in the internship developed in Oporto Music Conservatory, will be followed by an in-depth reflection on pedagogical practice. Finally, articulating the plans mentioned above and serving us a qualitative approach, a research project is presented, consisting of interviews with musical training teachers on the Conservatories of Aveiro, Braga, Coimbra, Lisbon and Porto, which leads us to the primary objective of this work: to rethink the place of Musical Training in the artistic education of music in Portugal and enhance an aspiring thought and debate on this issue.porEnsino especializado de músicaPrática de ensino supervisionadaFormação musicalArtistic education of musicSupervised teaching praticeMusical trainingRepensar o lugar da Formação Musical no Ensino Artístico Especializado de Música em PortugalRelatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Ramo Formação Musicalmaster thesis201614162