Melo, AntónioSilva, SusanaSoares, Beatriz Pires Teixeira2024-12-092024-12-092024-10-25http://hdl.handle.net/10400.22/26697Relatório de estágioO presente relatório foi realizado no âmbito de um Estágio Curricular no Hotel InterContinental Cascais-Estoril, que iniciou em setembro de 2023 e terminou em abril de 2024. Apresenta o percurso realizado durante o Estágio Curricular e um Estudo Empírico que visa conhecer os fatores que condicionam o bem-estar no local de trabalho, dos trabalhadores do setor hoteleiro. A partir do referencial teórico sobre os modelos de bem-estar no trabalho, o Estudo Empírico recorre a um explicativo, denominado BPSO, que abrange não só as condições organizacionais, mas também as sociais, biológicas e psicológicas dos trabalhadores. Depois de o adequar ao setor hoteleiro, são estudadas as estratégias desenvolvidas pela entidade de acolhimento orientadas para o bem-estar dos seus trabalhadores. O método utilizado foi a realização de entrevistas, nomeadamente a Diretora geral e as Gestoras dos Recursos Humanos e ainda o inquérito por questionário, do qual se obteve respostas de 34 trabalhadores de vários departamentos do hotel. As entrevistas e o inquérito foram realizados por forma a conhecer os fatores específicos do hotel que condicionam, de forma positiva e negativa, os níveis de bem-estar no local de trabalho e os processos que utilizam para a garantia e/ou a promoção do bem-estar dos seus trabalhadores. O tratamento dos dados foi efetuado através da análise do conteúdo e do estabelecimento da relação e associação entre variáveis com recurso a estatística descritiva. Os principais resultados revelam que a grande maioria dos inquiridos têm uma perspetiva muito positiva em relação ao ambiente de trabalho e que existe uma grande aposta por parte do hotel na promoção da convivência saudável dos seus trabalhadores e no desenvolvimento das suas competências profissionais. Este trabalho demonstra que as estratégias de suporte e motivacionais dos trabalhadores focadas nas suas necessidades e potencialidades biológicas, psicológicas e sociais contribuem para o seu bem-estar, e que a Comunicação e a Liderança são fatores essenciais que beneficiam o hotel e os seus trabalhadores, proporcionando informação, para que, possam realizar o seu trabalho e se sintam motivados e ouvidos.This report was developed during the Curricular Internship at the InterContinental Cascais-Estoril Hotel that started in September 2023 and ended in April 2024. lt presents the course of the Curricular Internship and an Empirical Study carried out with the objective of knowing the factors that condition the well-being in the workplace of workers in the hotel sector. Based on the theoretical framework on well-being at work models, the Empirical Study uses an explanatory one, called BPSO, which covers not only the organizational conditions, but also the social, biological and psychological conditions of the workers. After adapting it to the hotel sector, the strategies developed by the host entity that aim the well-being of its workers are studied. The method used consisted on interviews with the General Manager and the Human Resources Managers and the questionnaire survey, from which were obtained answers of 34 workers from various departments of the hotel. The interviews and the questionnaire survey were carried out in order to know the specific factors of the hotel that affect, positively and negatively, the levels of well-being in the workplace and the processes it uses to guarantee and/or promote the well-being of its employees. The data treatment was carried out through the analysis of content and the establishment of the relationship and association between variables using descriptive statistics. The main results of the study show that the vast majority of respondents have a very positive thinking on the work environment and that there is a great commitment of the hotel to promote the healthy coexistence of its workers and the development of their professional skills. This work demonstrates that the support and motivational strategies focused on the biological, psychological and social needs and potential of the workers that contribute to their well-being and that Communication and Leadership are key factos that benefit the hotel and its workers, providing information so that they can carry out their work and feel motivated and heard.porBem-estar no trabalhoCondições de trabalhoHotelariaRecursos humanos e turismoWorkplace well-beingWorking conditionsHospitalityHuman resources and tourismA perceção do bem-estar no trabalho em hotelaria: o caso do hotel Intercontinental Cascais-Estorilmaster thesis203747690