Paiva, Margarida DelgadoGoulart, Sheila de Oliveira2019-01-092019-01-0920182018http://hdl.handle.net/10400.22/12615Entre as formas que conduzem ao adoecimento no trabalho, destaca-se o estresse ocupacional, que pode ser definido como um processo em que os indivíduos percebem suas demandas laborais como estressoras, provocando reações negativas (Paschoal e Tamayo, 2004). Em vista disso, este estudo teve como escopo “analisar os principais estressores organizacionais, na percepção dos Técnico-Administrativos em Educação, da Reitoria do Instituto Federal Farroupilha”. Para tal desiderato, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e descritiva, do tipo survey, com abordagem quantitativa e qualitativa. Participaram 59 servidores, os quais responderam questões atinentes a dados pessoais e ocupacionais, à Escala de Estresse no Trabalho (EET) e a uma pergunta discursiva. As informações foram analisadas por meio de estatística descritiva (categorização de escalas, teste Qui-quadrado e coeficiente Alfa de Cronbach), e pela técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2011). Com relação ao nível de estresse ocupacional, constatou-se a prevalência do moderado. A análise qualitativa despontou que há sobrecarga de atividades, que o número de servidores é insufuciente para realizá-las, que a carga horária é contraproducente e que algumas decisões institucionais não são disseminadas. Conclui-se que é necessário que os gestores tomem providências quanto aos estressores organizacionais de maior intensidade achados nesta pesquisa, a fim de reduzir os níveis de estresse ocupacional.Occupational stress can be defined as a process in which individuals perceive their labor demands as stressors, provoking negative reactions (Paschoal and Tamayo, 2004). In view of this, this study aimed to "analyze the main organizational stressors, in the perception of the Technical-Administrative body in Education, of the Rectory of the Federal Institute Farroupilha". For this purpose, a bibliographic and descriptive survey research, with quantitative and qualitative approach was carried out. Participants were 59 employees, who answered questions related to personal and occupational data, the Work Stress Scale (WSS) and a discursive question. The information was analyzed through descriptive statistics (categorization of scales, Chi-square test and Cronbach's coefficient), and by the content analysis technique (Bardin, 2011). Regarding the level of occupational stress, it was verified the prevalence of the moderate. The qualitative analysis showed that there is an overload of activities, that the number of workers is insufficient to carry them out, that the workload is counterproductive and that some institutional decisions are not disseminated. It is concluded that it is necessary for managers to take action on the most intense organizational stressoporTrabalhoEstresse OcupacionalEstressor OrganizacionalWorkOccupational StressOrganizational StressorEstresse ocupacional em Técnico-Administrativos de uma instituição pública federal de educação profissional e tecnológica.master thesis202135624