Araújo, Sofia de MeloJacinto, Carolina Oliveira2025-07-312025-07-3120252025http://hdl.handle.net/10400.22/30289O presente estudo, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, tem como principal objetivo investigar o impacto dos recursos visuais e da expressão plástica como ferramentas de apoio à aprendizagem da língua inglesa no 1.º CEB. Todavia, este estudo foi desenvolvido com base em dois (2) principais objetivos: a) avaliar o impacto e a influência dos recursos visuais na aquisição de vocabulário e na motivação dos alunos no processo de aprendizagem da língua inglesa; b) investigar como o uso da expressão plástica pode facilitar a compreensão e a memorização dos conceitos, assim como, identificar as melhores práticas para a integração da expressão plástica nas aulas de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico. Através de uma metodologia etnográfica, com base numa natureza predominantemente qualitativa, este estudo baseia-se numa perspetiva de investigação-ação, desenvolvida num ambiente real de sala de aula, envolvendo três (3) turmas do 3.º ano do 1.º Ciclo. De forma a conseguir explorar os objetivos definidos, a intervenção pedagógica foi sustentada por diferentes instrumentos de recolha de dados, entre os quais se destacam a observação direta, a análise documental, os questionários direcionados aos docentes e os inquéritos direcionados aos alunos. O estudo é, ainda, fundamentado por um enquadramento teórico que explora as vantagens da utilização dos recursos visuais (como imagens, vídeos, flashcards, realia e outros materiais) e das práticas de expressão plástica (como pintura, colagem, dobragens, trabalhos manuais e criação de outros materiais), com base em teorias como a Dual Coding Theory (DCT) de Allan Pavio. Paralelamente, aborda o papel da educação artística no desenvolvimento cognitivo e linguístico, argumentando que a aprendizagem torna-se mais significativa e duradoura quando os alunos se envolvem através de canais visuais e expressivos. Em suma, os principais resultados obtidos parecem demonstrar que a utilização dos recursos visuais e da expressão plástica nas aulas de inglês, promoveram uma aprendizagem mais eficaz, motivadora e significativa.The present study, developed within the scope of the Master's Degree in English Language Teaching in the 1st Cycle of Basic Education at the Instituto Politécnico do Porto, aims primarily to investigate the impact of visual resources and artistic expression as tools to support the learning of the English language in the 1st Cycle of Basic Education. However, this study was guided by two main objectives: a) to evaluate the impact and influence of visual resources on vocabulary acquisition and student motivation in the process of learning English as a foreign language; and b) to investigate how the use of artistic expression can facilitate the understanding and memorization of concepts, as well as to identify the best practices for the integration of artistic expression in English language lessons at the primary level. Through an ethnographic methodology, based on a predominantly qualitative nature, this study is grounded in an action-research perspective, developed within a real classroom environment involving three (3) third-year classes from the 1st Cycle of Basic Education. In order to explore the defined objectives, the pedagogical intervention was supported by various data collection tools, notably direct observation, document analysis, questionnaires directed at teachers, and surveys aimed at students. This study is also supported by a theoretical framework that explores the advantages of using visual resources (such as images, videos, flashcards, realia, and other materials) and artistic expression practices (such as painting, collage, paper folding, crafts, and the creation of additional materials), based on theories such as Allan Paivio’s Dual Coding Theory (DCT). In parallel, it addresses the role of arts education in cognitive and linguistic development, arguing that learning becomes more meaningful and long-lasting when students engage through visual and expressive channels. In conclusion, the main findings suggest that the use of visual resources and artistic expression in the English language lessons promoted more effective, engaging, and meaningful learning.porRecursos visuaisExpressão plásticaInglês no 1.º CEBVisual resourcesArtistic expressionEnglish in primary educationA pedagogia dos recursos visuais e da expressão plástica no apoio à aprendizagem do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básicomaster thesis