Felgueiras, CarlosFidalgo, André VazViegas, ClaraAlves, Gustavo R.2017-01-132017-01-1320142175 – 957Xhttp://hdl.handle.net/10400.22/9256Cada área do conhecimento tem a sua própria linha de evolução, ora dividindo-se em novas áreas ora abandonando algumas disciplinas para dar lugar a outras com enquadramento mais recente. Como resultado disso pode-se constatar a tendência para uma determinada disciplina ter uma abordagem diferente nos vários cursos onde é le cionada. Deste modo, ensinar a disciplina de eletrônica num curso Engenharia Eletrônica é feito de um modo diferente do que é feito num curso de Engenharia Eletrotécnica de Energia. No primeiro caso a disciplina assume alguma profundidade enquanto no segundo caso os vários temas são, quando muito, aflorados de modo algo superficial. Esta est ratégia apresenta várias vantagens para o estudante, tais como o custo e tempo necessários para a introdução no mercado de trabalho. No entanto, pode-se também identificar algumas limitações desta abordagem, das quais a principal se refere ao nível relativamente baixo de competências em algumas áreas importantes, habitualmente situadas na fronteira das chamadas áreas tradicionais do conhecimento. Deste modo, em lugar de desenvolver sólidas competências acerca dos componentes de eletricidade e eletrônica, aos alunos apenas são apresentados modelos de interface, i.e., caixas pretas eletrônicas. Mais tarde, quando confrontados com problemas específicos, os recém-licenciados estarão menos aptos a apontar soluções devido à falta de características de interdisciplinaridade. O presente trabalho apresenta algumas percepções relacionadas com a falta de alguns conceitos necessários para compreender as implicações numa rede elétrica resultantes da utilização de cargas não-lineares. Aborda-se também a metodologia para caracterizar a presente situação e as alternativas para as ultrapassar.porEducação em engenhariaEnsino de eletrônicaCargas não-linearesQualidade de energia elétricaIdentificação de lacunas nas competências Experimentais - a necessidade de adaptar o ensino da electrônicaconference object