Ribeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoSá, Susana Marques deSilva, Andreia Raquel Rodrigues da2016-11-212016-11-212015http://hdl.handle.net/10400.22/8678Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O presente relatório tem como intuito a promoção de uma reflexão sobre os processos de formação da mestranda, inseridos no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada, parte integrante do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Refere-se ainda aos contextos da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, nos quais foi adotada a metodologia de investigação-ação. Através desta metodologia desenvolveram-se sistematicamente momentos de observação, reflexão e avaliação, elementos chave na construção de planificações adequadas às evidências verificadas no grupo de turma. Para isso, foi indispensável uma atitude profissional indagadora de caráter investigativo e crítico-reflexivo, que possibilitou agir intencionalmente em cada situação, atendendo às necessidades individuais de cada aluno, numa perspetiva diferenciada. A intenção da formanda foi de conhecer a realidade, procurando modificá-la, de modo a contribuir para o desenvolvimento integral do aluno. As ações desenvolvidas tiveram ainda como finalidade o desenvolvimento de competências relacionadas com o saber ser e agir docente, partindo de um quadro concetual que foi gerido tendo em conta as caraterísticas do contexto na qual a formanda se inseriu. Desta forma as ações contribuíram para o processo de aquisição de competências profissionais na formanda e, no desenvolvimento individual dos alunos, uma vez que através da conceção socioconstrutivista da educação ambos construíram olhares sobre a realidade e de agir sobre a mesma.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: This report promotes a reflection of the graduate student training processes implanted in Supervised Pedagogical Practice, which is an integral part of the Masters in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education. Mention is also made to the context of pre-school education and 1st cycle of basic education, in which were developed actions, based on the methodology of Action Research. Through this methodology were developed constants moments of observation, reflection and evaluation, key elements to the planning of activities that would meet the evidence emerging in the class. Therefore, it has become essential to develop a questioning attitude about the practice of investigative and critical-reflexive character to act intentionally in every situation and responding to the individual needs of each students, in a perspective of pedagogical differentiation. The intention of the master student while finding the reality was to modifying it, contributing to the integral development of each student. The development of these actions were the development of skills associated with the knowledge of being and acting as a teacher, from a conceptual framework established and adapting to the characteristics of the context in which the master student is inserted. Therefore, all actions contributed to the development of professional skills related to master student and individual development of the student’s class themselves, because through social-constructivism conception of education both built their way to see the reality and act on this.porEducaçãoInvestigação-açãoSocio-construtivismoDesenvolvimento profissionalEducationAction researchSocial-constructivismProfessional developmentRelatório de estágio de qualificação profissionalmaster thesis201358832