Coelho, Luís Miguel Carvalhais Figueiredo BorgesResende, EduardoMadeira, LígiaMcTait, TrevorSantos, Ana Isabel da Silva2025-12-102025-12-102025-11-12http://hdl.handle.net/10400.22/31165O presente relatório remete para o trabalho desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Escola Profissional de Música de Espinho, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAEIPP). Propõe-se apresentar uma reflexão sobre a prática pedagógica, ao longo de dois capítulos. O terceiro capítulo expõe a investigação de natureza qualitativa, desenvolvido num módulo experimental de oito semanas de duração, que examinou os efeitos da prática de piano a quatro mãos enquanto ferramenta pedagógica no progresso técnico, interpretativo e socioemocional de seis estudantes. A reflexão final articula a pertinência do estudo com o trabalho desenvolvido durante a PES.The present report refers to the work developed during the internship, held at the Escola Profissional de Música de Espinho, as part of the master’s degree in music teaching, at the Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE-IPP). It aims to present a reflection on pedagogical practice, over two chapters. The third chapter presents qualitative research, conducted in an eight-week experimental module, which examined the effects of four-hand piano practice as a didactic tool on the technical, interpretative and socioemotional progress of six students. The final reflection articulates the relevance of the study with the work carried out during the PES.porEnsino de músicaMúsica de câmaraPiano a quatro mãosDidática do pianoMusic teachingChamber musicFour-hand pianoPiano didacticsPiano a quatro mãos como estratégia pedagógica na formação de pianistasmaster thesis204062594