Diogo, Vera Lúcia Alves PereiraOliveira, Renata José dos Ramos2018-09-272018-09-2720182018http://hdl.handle.net/10400.22/12006O presente Projeto consiste num estudo de caso focado nos cursos de Educação e Formação (CEF) ministrados na Escola Básica Irmãos Passos entre os anos letivos de 2008/2009 e 2013/2014. Com uma metodologia de investigação assente no paradigma construtivista, este estudo de caso teve o a finalidade de perceber qual o impacto que estes cursos tiveram no prosseguimento de estudos dos alunos que os frequentaram e na sua inserção na vida ativa. Para esse propósito, inquirimos um grupo de alunos que obteve qualificação profissional através de um CEF, tendo sido verificado, através desta investigação, que a maioria se encontra atualmente a trabalhar.Thisproject consists in a case study of CEF courses provided by Escola Básica Irmãos Passos between the school years of 2008/2009 and 2013/2014. With a methodology based in the constructivist paradigm, this study case had the main aim of understanding the impact of the CEF course in the academic paths and the insertion of the students in active working life. For that purpose, we inquired a group of students who graduated from a CEF, having found that most of them are currently working.porCursos de Educação e Formação (CEF)Insucesso escolarEscolaridade obrigatóriaInserção no mercado de trabalhoEducation Courses (CEF)SocietySchool failureCompulsory educationLabourCursos de Educação e Formação ministrados no Agrupamento de Escolas Irmãos Passos - Que impacto tiveram no percurso escolar e na inserção na vida ativa dos alunos?master thesis202012182