Sousa, Jorge Remondes deAzevedo, Pedro Miguel Monteiro2022-02-112022-02-112021-10-13http://hdl.handle.net/10400.22/19941A música sempre fez parte da essência e cultura do ser humano. Cada vez mais observamos a sua presença numa multiplicidade de elementos, especialmente com o crescimento do audiovisual. Todavia, esta ubiquidade musical pode trazer uma série de ações e estímulos que, perante a sua exposição, podem-se revelar positivos ou negativos. Assente nesta temática, decidimos compreender de que forma é que a utilização de um determinado tipo de música pode, ou não, captar a atenção do utilizador online perante a visualização de um anúncio e, quiçá, levar ao clique e a uma eventual conversão. Para isso, decidimos explorar a criação de um anúncio publicitário original, construído com o único propósito de servir esta investigação e a consequente obtenção de resultados através de uma pesquisa quantitativa sob a forma de questionário online. Desta forma, esmiuçámos o modo de como a música pode estimular conceitos como a atenção, memória, familiaridade, coerência dos elementos, ritmo e gostos pessoais, bem como perceber de que forma é que estes se interligam com o que o espectador está a visualizar durante a campanha publicitária. Assim, este estudo foi aplicado tendo em mente a plataforma do YouTube, uma vez que, nesta rede social, apenas dispomos de um curto período de tempo de exposição obrigatória do anúncio para, consequentemente, levar à conversão do utilizador para a landing page pretendida. Acrescenta-se, ainda, que o objetivo do estudo foi alcançado, com a conclusão absoluta de que a música de uma campanha audiovisual pode induzir a atenção do recetor, consumando que a otimização máxima numa campanha publicitária ocorre quando se prioriza a coerência da música com o anúncio.Music has always been part of the essence and culture of the human being. We are increasingly observing its presence in a multiplicity of elements, especially with the growth of audiovisual. However, this musical ubiquity can bring a series of actions and stimuli that, when exposed, can prove to be positive or negative. Based on this theme, we decided to understand how the use of a certain type of music may or may not capture the user's attention online when viewing an ad and, perhaps, lead to clicks and eventual conversion. For this, we decided to explore the creation of an original advertisement, built with the sole purpose of serving this investigation and the consequent results obtained through a quantitative survey in the form of an online questionnaire. In this way, we scrutinize the way in which music can stimulate concepts such as attention, memory, familiarity, coherence of elements, rhythm and personal tastes, as well as understanding how these interconnect with what the viewer is viewing during the advertising campaign. Thus, this study was applied with the YouTube platform in mind since, in this social network, we only have a short period of time of mandatory exposure to the ad and, consequently, lead to the conversion of the user to the intended landing page. It is also added that the objective of the study was achieved, with the absolute conclusion that the music of an audiovisual campaign can induce the receiver's attention, assuming that the maximum optimization in an advertising campaign occurs when prioritizing the coherence of the music for with the ad.porMúsicaPublicidade onlineYouTubeCoerência e ritmoFamiliaridadeGostos pessoaisEmoção e MemóriaMusicEmotions and memoryCoherence and rhythmFamiliarityPersonal tasteOnline advertisingA influência da música na publicidade online: o caso do YouTubemaster thesis202938328