Passos, Sónia Maria da CostaOliveira, Cláudia Marisa Silva deCosta, RosárioRoque, Tânia Raquel Clemente2016-11-142016-11-142016-11-02http://hdl.handle.net/10400.22/8670O presente estudo tem como objetivo principal apresentar uma metodologia/prática teatral resultante de um estudo de caso sob a forma de estágio na APPACDM-Matosinhos. Ao longo deste estudo é possível encontrar algumas conferências com a teoria partindo da ideia de Teatro Aplicado como exercício de pensar o teatro e as pessoas com deficiência mental. No contexto de trabalho a que se refere este estudo é ainda apresentada uma análise descritiva com caracterização da instituição, das sessões de Teatro, dos grupos e do projeto de estágio, acompanhada da minha reflexão pessoal que se inicia com as sessões de teatro na instituição até à apresentação pública na ESMAE em formato de aula aberta.This study has as main purpose to present a methodology/theatrical practice resulting from a case study as a internship at APPACDM-Matosinhos. Throughout this study, it's possible to find some conferences with the theory based on an Applied Theatre idea as exercise of thinking about theatre and people with mental disabilities. In the work context referred to this study, it's also presented a descriptive analysis to characterize the institution, theatrical sessions, groups and internship project, where it's possible to verify my personal reflection which begins with institution acting classes until a public presentation at ESMAE in open class format.porTeatro aplicadoDeficiência mentalMetodologiasCriação teatralAPPACDM-MatosinhosApplied theatreMental retardationMethodologiesTheatrical creation"Estou aqui": estágio em forma de estudo de caso realizado nas aulas de teatro da APPACDM - Matosinhosmaster thesis201278146