Dias, José Nuno de Abreu Tudela de AlmeidaÁlvaro, Pedro Crispim Santos2016-11-232016-11-232016-11-02http://hdl.handle.net/10400.22/8689Esta dissertação tem como objetivo perceber de que forma a delimitação espacial no cinema afeta a realização e, por conseguinte, a mise-en-scène de um filme. Para tal, esta investigação utilizará o filme Rope (1948), de Alfred Hitchcock como estudo de caso, tentando, no processo, cartografar padrões, temáticas e estilísticas encontradas neste tipo de ‘cinema dos espaços fechados’, que invariavelmente invoca um cinema intimista, psicológico e voyeurista.This dissertation intends to understand how spatial delimitation affects the mise-en-scène. Underpinning the relation between mise-en-scène and enclosed spaces, we use Alfred Hitchcock’s Rope (1948) as a case study, and also trying, in the process, mapping patterns, themes and stylistic approaches in this type of ‘cinema of enclosed spaces’, which invariably invoques a very intimate, psychological, voyeuristic kind of cinema.porMise-en-scèneEspaços fechadosRopeAlfred HitchcockIntimismoVoyeurismoEnclosed spacesIntimacyVoyeurismO cinema dos espaços fechados: padrões, temáticas e estilísticas da mise-en-scène em espaços de clausuramaster thesis201325888