Costa, José AntónioQueiroz, Marta Marisi Carvalho da Silva2025-01-062025-01-0620242024http://hdl.handle.net/10400.22/26989Esta dissertação investiga estratégias didáticas para o ensino da produção de textos a alunos com necessidades adicionais de suporte (NAS) no ensino secundário, com enfoque no género textual relato pessoal. A pesquisa é fundamentada na perspetiva do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), que valoriza a interação social como componente central do processo de aprendizagem. Realizada em um contexto escolar, a experiência buscou promover a inclusão e o desenvolvimento das competências de linguagem dos alunos, utilizando uma sequência didática adaptada. Os principais desafios enfrentados pelos alunos – como dificuldades de coesão, organização narrativa e expressão de emoções – foram abordados por meio de práticas pedagógicas ajustadas, como atividades de reflexão metalinguística, guiões estruturados e a integração de recursos visuais. Os resultados evidenciam o potencial pedagógico do relato pessoal para fortalecer a autoperceção e a expressão dos alunos, oferecendo-lhes um espaço de desenvolvimento cognitivo, linguístico e social.The research is based on the Sociodiscursive Interactionism (SDI) perspective, which emphasizes social interaction as a central component of the learning process. Conducted in a school setting, the experience aimed to promote inclusion and the development of students' language skills through adapted didactic sequences. The main challenges faced by students – such as cohesion difficulties, narrative organization, and emotional expression – were addressed through tailored pedagogical practices, including linguistic support, structured guides, and the integration of visual resources. The results highlight the pedagogical potential of personal narratives in strengthening students' self-awareness and expression, providing a space for cognitive, linguistic, and social development.porEnsino da escritaNecessidades adicionais de suporte (NAS)Género textual relato pessoalInteracionismo sociodiscursivo (ISD)Educação especialTeaching writingAdditional support needsTextual genre personal reportSocio-discursive interacionismSpecial educationOs desafios do ensino da escrita a alunos com necessidades adicionais de suporte: Potencialidades pedagógicas do género relato pessoalmaster thesis203783336