Barbot, AntónioGonçalves, João Tiago dos Santos2025-07-242025-07-2420252025http://hdl.handle.net/10400.22/30240O presente Relatório de Estágio (RE) foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), de caráter anual, inserida no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Intitulado Respirar Educação: Um ar para toda a vida, este relatório reflete a intenção do mestrando em abraçar a profissão docente como um compromisso contínuo, renovado a cada ciclo letivo, mas enraizado como um pilar vitalício da sua identidade profissional. A aprovação deste relatório confere o grau de Mestre na área anteriormente referida, habilitando o mestrando à docência. Estruturalmente, o documento encontra-se organizado em sete capítulos, nos quais se encontram descritas e analisadas diversas experiências e reflexões construídas ao longo do ano letivo 2024-2025. A componente investigativa, desenvolvida no capítulo seis e intitulada Visão respiratória: Uma mudança conceptual através da Realidade Virtual, parte de um problema identificado durante a PES: a ausência de utilização da Realidade Virtual como ferramenta mediadora de aprendizagens no agrupamento de escolas onde decorreu o estágio. Em resposta a este problema, o mestrando propõe um estudo caso aplicado à área das Ciências Naturais, concretizado no contexto de um clube escolar dinamizado em colaboração com o par pedagógico.This lnternship Report (IR) was developed within the scope of the curricular unit Supervised Teaching Practice (STP), an annual unit integrated into the second-year syllabus of the Master's Degree in Teaching for the 1st Cycle of Basic Education (CEB) and in Mathematics and Natural Sciences for the 2nd CEB. Entitled Breathing Education: Air for a Lifetime, this report reflects the student teacher's intention to embrace the teaching profession as an ongoing commitment- one that is renewed with each school cycle but rooted as a lifelong pillar of professional identity. The approval of this report confers the degree of Master in the aforementioned area, granting the student teacher the qualification to teach. Structurally, the document is organized into seven chapters, which present and analyse a variety of experiences and reflections developed throughout the 2024-2025 academic year. The research component, developed in chapter six and entitled Respiratory Vision: A Conceptual Shift through Virtual Reality, addresses a problem identified during the STP: the lack of use of Virtual Reality as a mediating toai for learning in the school cluster where the internship took place. ln response to this issue, the student teacher proposes a case study in the area of Natural Sciences, implemented in the context of a school club promoted in collaboration with the pedagogical partner.porDocênciaReflexãoRealidade virtualEstudo casoCiências NaturaisTeachingReflectionVirtual realityCase StudyNatural sciencesRespirar Educação: Um ar para toda a vidamaster thesis