Ribeiro, Maria Clara Dias PintoPereira, ClaraRodrigues, Vânia Gonçalves2020-07-062020-07-062019-12-18http://hdl.handle.net/10400.22/16067O objetivo principal desta dissertação é estudar de que forma as características empreendedoras do líder (idade, género, formação, experiência prévia, profissão e formação de parentes mais próximos), afetaram o processo de internacionalização da sua empresa. Através da revisão de literatura foram identificadas influências internas e externas da internacionalização, assim como as motivações e barreiras deste processo que serviram de base para a construção do questionário. Este foi posteriormente utilizado para recolher os dados utilizados neste estudo, e enviado para uma amostra de 63 empresas de base tecnológica, de todas as regiões de Portugal. A amostra é composta por pequenas médias empresas (PME), grande parte born globals, cujo líder é maioritariamente do género masculino (95,2%), com idade entre os 41-50 anos (39,7%), com formação académica superior (93,7%), com experiência prévia em empresas internacionalizadas (84,1%). O peso do mercado externo no volume de negócios das empresas respondentes é menor que 10% (44,4%), e internacionalizam para apenas um país (41,3%), em grande parte dos casos situado na Europa (57,1%).O objetivo principal desta dissertação é estudar de que forma as características empreendedoras do líder (idade, género, formação, experiência prévia, profissão e formação de parentes mais próximos), afetaram o processo de internacionalização da sua empresa. Através da revisão de literatura foram identificadas influências internas e externas da internacionalização, assim como as motivações e barreiras deste processo que serviram de base para a construção do questionário. Este foi posteriormente utilizado para recolher os dados utilizados neste estudo, e enviado para uma amostra de 63 empresas de base tecnológica, de todas as regiões de Portugal. A amostra é composta por pequenas médias empresas (PME), grande parte born globals, cujo líder é maioritariamente do género masculino (95,2%), com idade entre os 41-50 anos (39,7%), com formação académica superior (93,7%), com experiência prévia em empresas internacionalizadas (84,1%). O peso do mercado externo no volume de negócios das empresas respondentes é menor que 10% (44,4%), e internacionalizam para apenas um país (41,3%), em grande parte dos casos situado na Europa (57,1%).porBorn globalEmpreendedorismoEmpresas de base tecnológicaInternacionalização das empresasPerfil do líder,nternationalizationTechnology-based companiesBorn globalEntrepreneurshipLeader profileO perfil empreendedor do líder de empresas de base tecnológica e o seu impacto no processo de internacionalizaçãomaster thesis202489337