Duarte, PedroSilva, Delfina Daniela Ferreira da2024-10-092024-10-0920232023http://hdl.handle.net/10400.22/26227O presente relatório elabora-se mediante uma componente de avaliação na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, em conformidade com o plano de estudos do curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Integrar-se também como um requisito obrigatório para a obtenção do grau de mestre e, consecutivamente, um abrir das portas para o caminho da docência. O principal objetivo deste documento é refletir sobre a Prática de Ensino Supervisionada, envolvendo a multiplicidade de aprendizagens, alicerçando o saber teórico e a prática educativa em contexto de sala de aula. Este projeto resulta de pesquisas bibliográficas e a aplicação de estratégias para o desenvolvimento de aprendizagens significativas juntos dos alunos, sem nunca descorar as motivações intrínsecas de exercer a docência. Mais que uma exposição de conceitos, o presente relatório, debruça-se sobre a aplicação da aprendizagem baseada em Trabalho por Projeto. Uma metodologia pedagógica ativa em que o principal objetivo passa por uma reflexão sobre a pertinência da aprendizagem baseada no Trabalho por Projeto para a construção do conhecimento em História e Geografia de Portugal. Este relatório encontra-se dividido por capítulos onde se reflete sobre a importância da docência e como posiciona-la nos dias de hoje; descrevemos o contexto educativo e onde dedicamos à metodologia utilizada no projeto com os alunos e analisamos a aplicação do Trabalho por Projeto. Sublinha-se a intenção de perceber se as questões socialmente vivas têm uma relação direta na motivação para a aprendizagem e estabelece-se a relação entre conhecimento e como o Trabalho por Projeto interfere nesse processo.This report is an assessment component of the Supervised Teaching Practice curricular unit, in accordance with the syllabus for the Master's degree course in Teaching the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education. It is also a compulsory requirement for obtaining a master's degree and, consequently, opens the door to teaching. The main aim of this document is to reflect on Supervised Teaching Practice, involving a multiplicity of learning, underpinning theoretical knowledge and educational practice in a classroom context. This project is the result of bibliographical research and the application of strategies to develop meaningful learning with students, without ever neglecting the intrinsic motivations of teaching. More than an exposition of concepts, this report focuses on the application of project-based learning. An active pedagogical methodology which the main objective is to reflect on the relevance of project-based learning for the construction of knowledge in History and Geography of Portugal. This report is divided into chapters where we reflect on the importance of teaching and how to position it today; we describe the educational context and we focus on the methodology used in the project with the students and analyse the application of Project Work. We emphasise our intention to understand if social lively issues have a direct impact on motivation to learn, and we establish the relationship between knowledge and how Project Work interferes in this process.porTrabalho por projetoQuestões socialmente vivasAção docenteEnsino básicoReflexãoProcesso de ensino-aprendizagemProject workSocially lively issuesTeaching actionPrimary educationReflectionTeaching-learning processDe que modo o Trabalho por Projeto pode contribuir para a aprendizagem de questões socialmente vivas, no ensino de História e Geografia de Portugal no 2ºCEBmaster thesis203705912