Franco, Diogo2016-04-042016-04-042014http://hdl.handle.net/10400.22/7982O presente documento constitui um dos resultados a que pode conduzir o trabalho de quem se ocupou e continua a ocupar, por dever de ofício e durante vários anos, do ensino, a vários níveis, de desenho de sistemas de som, de instalação e afinação de sistemas de som, de captação e gravação de som ao vivo e em estúdio, de operação de som ao vivo, de edição e mistura de som, de automação e de sonoplastia, em diversas áreas do espectáculo, tais como teatro, dança e música, e de quem estuda e se interessa por direccionalidade do som, espacialização sonora e localização de fontes sonoras. Dada a importância cada vez mais crescente que o desenho de som tem vindo a ter na produção de um espectáculo, pareceu ser oportuno realizar-se o presente trabalho sobre o desenho de som do concerto realizado pela Orquestra Clássica de Espinho, dirigida pelo maestro Rui Pinheiro e acompanhada pelo bandoneonista Carel Kraayenhof, no dia 25 de Julho de 2014, na Praça Dr. José Salvador, em frente à Câmara Municipal de Espinho. Ao longo das páginas que se seguem tenta-se fazer uma análise e descrição do objecto de estudo, contextualizando-se, em primeiro lugar, a realização do concerto e apresentando-se de forma sucinta os intervenientes principais, assim como o repertório seleccionado. Em seguida, tenta-se fazer, de uma forma lógica, cronológica e exaustiva, uma descrição dos pontos considerados importantes no desenvolvimento de um desenho de som, desde a realização de reuniões até ao desenho do sistema de sonorização, passando pela elaboração da implantação da orquestra no palco e pela elaboração da ficha técnica da orquestra. Por último, aborda-se o processo de montagem, de programação e de afinação do sistema de sonorização, assim como a operação de som. Mostrar como se desenvolve um desenho de som de um espectáculo musical é, pois, o grande objectivo deste documento.porOrquestra Clássica de Espinhojournal article