Sarmento, Anabela Mesquita TeixeiraVieira, Renato Nunes2020-11-272020-11-272020-10-28http://hdl.handle.net/10400.22/16511O processo de transformação que as organizações vêm passando, fazendo com que a busca pelo sucesso seja constante, fez com que houvesse a procura de um diferencial competitivo. Diante desta realidade, as organizações investem fortemente em estratégias que englobam todos os setores administrativos, essencialmente no Capital Intelectual, que passou a ser considerado como importante fonte de vantagens competitivas. Contudo, considerando a carência de pesquisas que ampare o setor público neste aspecto, este estudo tem por objetivo realizar uma investigação descritiva, de natureza quantitativa, do tipo estudo de caso no Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Rondônia (IFRO), para a avaliação do Capital Intelectual, sob a ótica de seus gestores, considerando os elementos: Capital Humano, Organização Interna, Relações Externas, Qualidade e Transparência, utilizando por base o Modelo proposto por Queiroz (2003), a fim de possibilitar melhores tomadas de decisão e melhorias no desenvolvimento organizacional de instituições públicas de ensino. Como principal resultado, ressalta-se a aplicação do referido método na Instituição avaliada, onde todos os elementos obtiveram notas finais acima da média (50%), que de acordo com Queiroz (2003), significa a criação de um ativo intelectual. As principais limitações do estudo são o fato do público-alvo da avaliação, os gestores, serem ocupantes de Cargo de Direção ou de Função Gratificada, o que pode ter motivado-os a atribuirem melhores notas na avaliação dos elementos, considerando a natureza política do cargo. Com isso, destaca-se que o processo de avaliação do capital intelectual, segundo a ótica dos gestores, deduz que mais relevante do que compreender pontualmente a concepção dos envolvidos no processo, é ter informações que evidenciem quais os elementos sucetíveis de melhoria.The transformation process that organizations have been going through, making the search for success constant, has led to the search for a competitive advantage. Given this reality, organizations invest heavily in strategies that encompass all administrative sectors, essentially in Intellectual Capital, which has come to be considered as an important source of competitive advantages. However, considering the lack of research that supports the public sector in this aspect, this study aims to carry out a descriptive investigation, of quantitative nature, of the case study type at the Federal Institute of Education Sciences and Technology of Rondônia (IFRO), for the evaluation of Intellectual Capital, from the perspective of its managers, considering the elements: Human Capital, Internal Organization, External Relations, Quality and Transparency, based on the Model proposed by Queiroz (2003), in order to enable better decision making. decision-making and improvements in the organizational development of public educational institutions. As a main result, the application of the referred method in the evaluated Institution stands out, where all the elements obtained final grades above the average (50%), in which the final grades for all the elements were above average (50%), which according to Queiroz (2003), means the creation of an intellectual asset. The main limitations of the study are the fact that the target audience of the evaluation, the managers, are occupying a Management Position or a Gratified Function, which may have motivated them to assign better grades in the evaluation of the elements intended for the evaluation to a level of intensification of the points, considering the political nature of the position. With this, it is highlighted that the process of intellectual capital assessment, according to the managers' point of view, deduces that it is more relevant than understanding the conception of those involved in the process on time, it is to have information that shows the possible elements for improvement.porCapital IntelectualAvaliação de CIEstratégiaInstituição de ensinoDesempenho organizacionalEducational institutionOrganizational performanceIntellectual capitalIC EvaluationStrategyGestão de capital Intelectual no setor público federal: aplicação do modelo proposto por Queiroz (2003) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniamaster thesis202544400