Marta, Maria Margarida CamposSá, Susana Marques deRibeiro, Sara Daniela da Costa2021-07-292021-07-2920212021http://hdl.handle.net/10400.22/18204O presente relatório de estágio insere-se no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada, para a obtenção do grau de mestre. Este documento explana os saberes pedagógicos e científicos e as aprendizagens adquiridas ao longo da prática pedagógica nos dois níveis educativos suprarreferidos, que promoveram a construção de uma identidade profissionalinvestigadora,crítica e reflexiva. Neste sentido, importa referir que a prática educativa se inscreveu no paradigma socioconstrutivista, colocando a criança no centro de toda a ação, onde assumiu um papel um ativo na construção do seu conhecimento,cabendo ao docente um papel de mediador e orientador do processo educativo. Para este processo contribuiu a metodologia de investigação-ação pela observação,planificação,ação e,reflexão dada a sua relevância para o desenvolvimento de uma atitude investigativa, reflexiva e indagadora, que permite o enriquecimento, a inovação e a melhoria das ações educativas. As práticas pedagógicas desenvolvidas nos dois contextos educativas proporcionaram à formanda o desenvolvimento de competências profissionais do docente de perfil duplo, que se revelaram como cruciais para a construção de novos saberes pelo trabalho colaborativo entre todos os intervenientes do processo educativo e formativo.This internship report is based on the study plan of the Master's degree in Preschool and Primary Education within the course unit of "Supervisioned Educational Practice" to the obtainment of the Master Degree. This document explains the pedagogical and scientific knowledge and aiso the learnings throughout the pedagogical practice in both of the educational leveis, which have promoted the construction of a professional, inquiring, criticai and reflexive identity. So, it is important to reter that the educational practice was based on the social constructivist paradigm, which puts the child into the centre of the whole action, assuming an active role in the construction of knowledge. The teacher has the role of a moderator and advisor of the educational process. Ali this process was guided by the methodology of the investigation­ action through the observation, planning, action, and reflection, due to its importance to the development of an investigation, reflective and inquisitive attitude, which allows the enrichment, the innovation and improvement of the educational actions. The pedagogical practices developed in both of the educational environments,helped the graduating student to develop the professional skills of a teacher with a double profile and have also been crucial to the construction of new learnings through cooperative work among every intervenors of the educational and formative process.porPrática educativaSocioconstrutivismoCriançaMetodologia de investigação­ açãoEducational practiceSocial constructivismChildlnvestigation-action methodologyRelatório de Estágiomaster thesis202775925