Liberato, DáliaMendes, BeneditaLiberato, PedroAlén, Elisa2022-10-122022-10-122022978-84-09-44041-2http://hdl.handle.net/10400.22/20917Os eventos de moda constituem um segmento de oferta relevante em inúmeras cidades à escala mundial, com evidência sobre a atração de participantes internacionais. Os eventos de moda adicionam às cidades anfitriãs, reconhecimento e valor, assegurando uma vantagem competitiva face a destinos concorrentes. A presente investigação visa compreender o papel dos eventos de moda na região Norte de Portugal, em geral, e na cidade do Porto, em particular, enquanto destinos turísticos. Foi utilizada uma metodologia quantitativa, com aplicação de inquéritos por questionário, a 410 participantes dos eventos de moda realizados na cidade do Porto. Os dados recolhidos confirmam que as motivações para participar no evento influenciam positivamente a avaliação da experiência; a avaliação da experiência influencia o grau de satisfação relativamente ao evento; a avaliação da satisfação relativamente ao evento influencia positivamente a lealdade ao evento e a lealdade ao destino. A discussão dos resultados afigura-se relevante para as DMOs locais e regionais, e Associações Empresariais, com vista à captação deste segmento turístico, melhoria da promoção dos eventos de moda e, consequentemente, da experiência dos participantes dos eventos de moda.porEventos de modaTurismo de eventos de modaCidades da modaExperiência turísticaPortoA moda nos eventos: contributos para a gestão dos destinosother