Mendonça, L.Fonte, R.Dores, A.2023-05-182023-05-182005Mendonça L., Fonte R., & Rocha A. (2005). A influência das expectativas dos alunos do 1o ano na adaptação à Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP). Educación Médica, 8(3): 162-178, (164)http://hdl.handle.net/10400.22/22794Este estudo caracteriza os alunos do 1º ano da ESTSP em termos de algumas variáveis sócio-demográficas e analisa de que forma as suas expectativas influenciam a adaptação à instituição. Para tal, foram administrados dois questionários: o de Expectativas Académicas (QEA; Soares & Almeida, 2001) e o de Vivências Académicas (QVA; Almeida & Ferreira, 1997), em momentos diferentes. Os alunos do 1º ano na sua maioria são do sexo feminino, têm idade inferior a 20 anos e a ESTSP foi a sua primeira escolha enquanto instituição do Ensino Superior, mesmo implicando a sua deslocação. Os resultados demonstram que quer as expectativas iniciais, quer a adaptação ao Ensino Superior são positivas e influenciadas por variáveis como género e curso de pertença. O estudo possibilita, ainda, a comparação de cursos da área da saúde, contribuindo para um melhor conhecimento das características de uma população universitária pouco estudada.porA influência das expectativas dos alunos do 1º ano na adaptação à Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP)conference object1575-1813