Silva, Pedro Bruno Mendonça daLeal, Cláudio Miguel Machado2024-01-172024-01-172023-11-29http://hdl.handle.net/10400.22/24491Este estudo tem como principal intuito perceber qual a recetividade dos adeptos de futebol à introdução de novas tecnologias, como o 5G e Realidade Virtual, neste desporto. Tecnologias que poderão, eventualmente, ser o início de uma nova era no que se relaciona com o assistir a um jogo de futebol. Para tal, foi realizado e divulgado um questionário, ao qual responderam 215 pessoas presentes em diversos fóruns e grupos de futebol. A análise do questionário possibilitou chegar a duas conclusões importantes. Por um lado, os adeptos estão muito recetivos à introdução de novas tecnologias no desporto considerando que podem beneficiar bastante o futebol. Por outro lado, foi possível compreender que devido à falta de conhecimento aprofundado sobre estas novas tecnologias os adeptos manifestam alguns receios sobre as mesmas, nomeadamente, que não cumpram o papel que é pretendido, não conseguindo criar um ambiente imersivo de forma a dar a perceção do ambiente vivido no estádio. Este estudo permitiu também perceber que existem diferenças entre grupos (Género, Faixa Etária e Grau Académico) relativamente à introdução de novas tecnologias no futebol, estando alguns grupos mais recetivos à introdução destas tecnologias do que outros.The main purpose of the following study is to understand how receptive football fans are to the introduction of new technologies, such as 5G and Virtual Reality, into the sport. These technologies could bring about a new era when it comes to watching football matches. To do this, a questionnaire was carried out and publicised, which was answered by 215 people from various forums and football groups. Analysing the questionnaire led to two important conclusions. On the one hand, fans are very receptive to the introduction of new technologies in sport, considering that they can greatly benefit football. On the other hand, it was possible to realise that due to a lack of in-depth knowledge about these new technologies, fans have some fears that they won't fulfil their intended role and won't create an immersive environment that gives the perception of the atmosphere in the stadium. This study also made it possible to realise that there are differences between groups (Gender, Age Group and Academic Degree) when it comes to the introduction of new technologies in football, with some groups being more receptive to the introduction of these technologies than others.porImersãoIntrodução de novas tecnologiasRealidade virtualRecetividade do espetadorTecnologias de quinta geração (5G)ImmersionFifth generation technologies (5G)Introduction of the new technologiesVirtual realitySpectator receptivityO Potencial da tecnologia 5G em eventos desportivos: estudo exploratóriomaster thesis203467221