Magalhães, AndreiaDores, Artemisa RochaMartins, Helena2019-10-042019-10-042014978-989-99037-2-2http://hdl.handle.net/10400.22/14692Acontecimentos significativos de vida referem-se a experiências de ordem física/psicológica que implicam adaptações. O objetivo deste estudo exploratório foi identificar acontecimentos de vida stressores que potenciem o desenvolvimento da Síndrome de Burnout (SB) em estudantes do ensino superior da área de tecnologias da saúde, com diferentes modelos pedagógicos (próximo do tradicional vs. Problem-based Learning – PBL). Foi aplicada a versão adaptada à população portuguesa do Maslasch Burnout Inventory – Student Survey (MBI–SS; Maroco & Tecedeiro, 2009) e o inventário Life Experiences Survey (LES; Adaptação de Silva Pais-Ribeiro, Cardoso, & Ramos, 2003). Participaram 211 estudantes, de oito licenciaturas da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto. Realizaram-se procedimentos exploratórios, como a análise de frequências, correlações e testes t de Student. Não foram encontradas diferenças significativas entre os estudantes dos diferentes modelos pedagógicos quanto aos níveis globais de Burnout. Os resultados revelam que os estudantes dos dois grupos identificam a saída de casa e a alteração dos hábitos de sono como fatores stressores, que desenvolvem sentimentos de exaustão emocional. As dificuldades económicas parecem associar-se a maiores níveis de descrença e a não aprovação a uma disciplina correlaciona-se com baixos níveis de realização profissional. A participação em atividades académicas parece estar associada a menores sentimentos de exaustão emocional e de descrença, sendo discutivelmente um fator protetor. Este trabalho fornece pistas para a investigação e tem implicações práticas ao nível de programas de apoio específico junto dos estudantes, tendo em conta os acontecimentos significativos reportados de forma a prevenir o aparecimento da SB.Meaningful live events are physical and psychological experiences that bring about the need for adaptation. This exploratory study aims at identifying stressful life events that may be antecedent to developing the Burnout Syndrome (BS) in higher education students of allied health sciences with different pedagogical models (traditional vs. Problem Based Learning – PBL). Constructs were assessed using the Portuguese adaptation of the Maslasch Burnout Inventory – Student Survey (MBI–SS; Maroco & Tecedeiro, 2009) and the Life Experiences Survey (LES; Adaptation of Silva, Pais-Ribeiro, Cardoso, & Ramos, 2003). Participants included 211 students from 8 courses from the School of Allied Health Sciences, Polytechnic Institute of Porto. Exploratory procedures were performed, including frequency analysis, correlations and t-tests. Globally there seem to be no differences concerning Burnout levels between the students of the different models. Results show that students from both groups identify leaving their parents’ house and changing sleeping habits as antecedents of emotional exhaustion. Economic difficulties seem to be related with higher levels of disbelief, and failing a class is correlated with lower levels of professional realization. Taking part in academic activities is associated with lower levels of emotional exhaustion and disbelief, and can arguably be a protective factor. This study provides clues for research and has practical implications regarding specific support programs for students that aim at preventing BS and consider significant life events.porSíndrome de BurnoutEstudantes do Ensino SuperiorAcontecimentos SignificativosBurnout SyndromeHigher Education StudentsMeaningful Life EventsSíndrome de Burnout e Acontecimentos Significativos de Vida em Estudantes do Ensino Superior de Tecnologias da Saúdeconference object