Silva, Maria João de Jesus DuarteMascarenhas, Daniela Filipa MartinhoAndrade, Vânia Maria da Silva2018-04-172018-04-1720152015http://hdl.handle.net/10400.22/11353O presente trabalho segue uma metodologia qualitativa, centrando-se num estudo de caso, onde se caracteriza uma experiência interdisciplinar que envolveu as disciplinas de Matemática e Educação Física. A presente investigação tem como objetivos fomentar a perceção do aluno da presença da Matemática numa aula de Educação Física; promover o envolvimento do aluno para a aprendizagem da Matemática através da disciplina de Educação Física e, por último, promover a compreensão da relação dos conteúdos de Matemática e Educação Física. Pretende-se dar resposta às questões de investigação: (1) Como é que os alunos poderão estabelecer conexões entre a Matemática e a Educação Física? (2) Como é que os alunos poderão trabalhar os conteúdos de Matemática numa aula de Educação Física? (3) De que forma é que a Educação Física poderá promover o envolvimento dos alunos na aprendizagem da Matemática? Desenvolveram-se três situações formativas, uma na aula de Educação Física e duas nas aulas de Matemática. O domínio de conteúdo predominante foi a Organização e Tratamento de Dados. Os alunos tiveram um papel ativo na construção dos seus conhecimentos. Os dados foram recolhidos através de gravações de vídeo e áudio, fotografias, trabalhos dos alunos e de registos da professora investigadora. Os resultados revelaram como os alunos mobilizaram os conteúdos matemáticos na aula de Educação Física e mostraram, através da análise de conteúdo, que é possível, recorrendo à Educação Física, envolver e motivar os alunos para a aprendizagem da Matemática.This work follows a qualitative methodology, focusing on a case study, where an interdisciplinary experience involving the subjects of Maths and Physical Education is characterised. The aims of this research are to foster the student’s perception of the presence of Maths in Physical Education classes; to promote the involvement of the student in Maths’ learning using the subject of Physical Education and, last, to promote the understanding of the relationship between the contents studied in Maths and Physical Education. We pretend to answer some questions about this investigation: (1) How can students make connections between Maths and Physical Education classes? (2) How can they work Maths contents in Physical Education classes? (3) How can Physical Education promote the students involvement in Maths learning? Three training situations were developed, one in a Physical Education class and two in Maths classes. The predominant content area was organization and processing of data. The students had an active role in the construction of their own knowledge. The data was collected in audio and video recordings, photographs, students’ assignments and records made by the teacher investigator. The results revealed how the students mobilised Maths contents in the Physical Education class and showed, through content analysis, that it is possible to involve and motivate the students to learning Maths, resorting to Physical Education.porDidática da MatemáticaInterdisciplinaridadeMatemáticaEducação FísicaEnsino BásicoSensoresTeaching MathematicsInterdisciplinarityPhysical EducationBasic EducationSensorsTrabalhar Matemática na aula de Educação Física: Um estudo de caso numa turma do 5.º ano de escolaridademaster thesis201900408