ESE - Escola Superior de Educação
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Browsing ESE - Escola Superior de Educação by advisor "Araújo, Maria José Freitas Borges de"
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- Alfabetização e letramento: Letrar brincando no cotidiano na Educação de InfânciaPublication . Sousa, Lúcia Sena de; Araújo, Maria José Freitas Borges deCom esta pesquisa tentamos compreender as possibilidades de letrar brincando e a forma como é compreendida a ludicidade nas rotinas das crianças que frequentam um contexto de Educação de Infância no Brasil. É um estudo de caso de natureza qualitativa efetuado a partir do trabalho realizado em duas turmas de Pré II de uma escola de educação de infância situada no município de Cabo Frio-RJ. A entrevista semi-estruturada com quatro professoras e a observação direta com quarenta crianças, para além da recolha documental, foram as técnicas de recolha de dados selecionadas para aquisição de informação que permitiu a análise e a compreensão do decorrer do processo de letramento no cotidiano escolar. Buscou-se, desse modo, entender o papel do brincar no desenvolvimento do letramento no ensino das crianças. A análise de conteúdo do material recolhido foi baseada na categorização de Bardin (1975). Ademais, fora feita a revisão de literatura para sustentar teoricamente a temática em análise, realizada a partir de autores como Araújo (2004; 2012), Brougère (2003; 2010), Ferreiro (1993), Kishimoto (1999; 2002; 2015), Piaget (2010), Soares (2003; 2005) e Vygotsky (1991; 2003), entre outros. A análise do material coletado e a reflexão junto às referências teóricas apontam para a necessidade de ampliação na formação pedagógica no que concerne à importância do brincar e da atividade ludica para o desenvolvimento das crianças, além da diversificação das possibilidades de letramento no referido nível de ensino.
- Centro interpretativo Casa do Ourives de GondomarPublication . Santos, Catarina da Conceição Fonseca Lourenço dos; Barros, Amândio Jorge Morais; Araújo, Maria José Freitas Borges deO projeto de criação de um Centro Interpretativo em Gondomar, que designamos a “Casa do Ourives”, constitui-se como possibilidade de criar um local de exposição de diversos artefactos da cultura material e ainda do património imaterial, através de testemunhos da comunidade. Com este projeto espera-se contribuir para divulgar e disseminar junto da população local, mas também junto de outros visitantes nacionais e internacionais, as memórias e o património cultural da região, como parte da história de Gondomar dando-lhe visibilidade e reconhecendo a sua importância e valor. O objetivo principal foi trabalhar temáticas ligadas ao património deste concelho, para a preservação das memórias ainda existentes, de modo a perpetuar o legado das gerações produtoras mas também consumidoras. Ao mesmo tempo, pretendeu-se desenvolver um espaço cultural que revelasse a historicidade e importância da produção da ourivesaria em Gondomar, realçando peças e artífices. A estratégia de implementação e programação passou pela diversificação das fontes investidoras, fidelização de parcerias, envolvimento da comunidade local, através de um plano de comunicação que chegasse a todo o tipo de públicos.
- Concepções pedagógicas sobre o papel do lúdico no processo de letramento e alfabetização na educação de infância nas turmas de Pré IIPublication . Arueira, Andréa Moreira de Souza; Araújo, Maria José Freitas Borges deCom este trabalho de pesquisa, realizado num contexto de educação de infância, procuramos compreender as preocupações pedagógicas das professoras no processo de alfabetização e letramento e mais especificamente, as potencialidades das atividades lúdicas para a aprendizagem das crianças. O processo de letramento, no Brasil, é considerado um processo de aprendizagem da leitura e escrita, que ocorre dentro de um contexto social, e para além de ser uma forma de comunicação preenche outras funções. É um desafio e uma necessidade para qualquer ser humano, faz parte das suas vidas, implica interação comunicativa e é fundamental para aprender a pensar (Batista et al., 2011). Uma questão que ressalta do contacto com as professoras remete para os desafios pedagógicos e para a percepção de quais são suas reais prerrogativas. Trabalhamos com turmas de Pré II, último ano escolar da educação de Infância, que sofre algumas pressões por conta de concepções que defendem uma antecipação dos conteúdos de séries posteriores, como se fosse uma preparação com cunho tradicional para a alfabetização. Muitas das oportunidades de alfabetização e letramento, na infância, ocorrem em rotinas diárias em casa ou na escola, em brincadeiras, contação de história, rodinha, entre outras atividades de exploração lúdica, que muitas vezes passa despercebida pois, faz parte da realidade cutural de cada criança e a sua importância é desvalorizada (Mata, 2012). Mediante a todos os questionamentos encontrados, procuramos nos documentos oficiais do ministério de educação e cultura, subsídios que levassem a um direcionamento e reflexão da função do professor de infância e das concepções pedagógicas no processo incutidas. Percebendo que o trabalho pedagógico na educação de infância no Brasil é um caminho relativamente novo, um processo ainda em curso e esperam-se muitos avanços em seu trilhar.
- A imaginação de uma visita? Estudo de caso comparativo sobre as condições de acessibilidade em museus da cidade do PortoPublication . Sousa, Cláudia Sofia da Silva; Teles, Rui Fernando da Maia Oliva; Araújo, Maria José Freitas Borges deA cultura e o acesso à cultura têm de ter condições de democraticidade, de acessibilidade. Definida como o conjunto de todas as manifestações humanas – tudo o que tem a intervenção do ser humano – representa os conhecimentos de um determinado grupo social, os seus costumes, razão pela qual os eventos, programas e trocas culturais devem ser acessíveis a todos, independentemente das possibilidades e necessidades de cada um/uma. A acessibilidade aos bens culturais é a base para a igualdade de oportunidades, para o acesso a esses bens. Para além de facultar a afluência o acesso a um determinado destino ou o usufruto de um produto, de um espetáculo, etc., é a garantia de que todos os cidadãos, sem exceção, podem participar e aceder aos conteúdos culturais nos diferentes espaços. E, é ainda a possibilidade de respeitar os direitos de acesso que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e, sobretudo, aquelas que tem necessidades adicionais de suporte. Atualmente, em Portugal, existem diversos espaços museológicos que, apesar de demonstrarem uma certa preocupação com o acesso e fruição dos diferentes produtos culturais, em igualdade de circunstâncias, não se encontram totalmente adaptados para acolher todos os tipos de público. Deste modo, no presente estudo refletimos sobre as acessibilidades aos museus da cidade do Porto, salientando a sua importância e o papel da educação. Inicialmente, apresenta-se a problemática, os objetivos e a metodologia utilizada no decorrer da investigação. Trata-se de um estudo de caso comparativo realizado em quatro museus da cidade do Porto, que facilitou a compreensão da organização dos espaços, a partir da investigação empírica e dos referenciais teóricos identificados na bibliografia.
- Ludicidade na Educação de Infância: Um olhar a partir da Prática PedagógicaPublication . Manhães, Jocileia dos Santos; Araújo, Maria José Freitas Borges deO brincar no contexto escolar é o tema desta investigação. Procuramos compreender a maneira como as educadoras de infância trabalham a ludicidade no cotidiano escolar. Como valorizam e utilizam a metodologia lúdica na dinâmica do ensinar e do aprender; qual a compreensão lúdica que as professoras têm sobre a metodologia de trabalho desenvolvida com as crianças. Se compreendem as diferentes gerações de crianças com quem lidam cotidianamente, seus contextos sociais e culturais, ou seja, se respeitam suas especificidades e singularidades. Com a intenção de atender ao objetivo proposto, utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, em uma unidade escolar da rede municipal de Cabo Frio - RJ, no segundo semestre de 2016, mais precisamente entre os meses de agosto a novembro. Foram selecionadas três professoras com base no período de experiência na educação de infância. Como técnicas de recolha de dados, foram utilizadas a observação direta e o inquérito por entrevista. Todos os registos foram feitos no diário de campo. Para sustentar teoricamente esta investigação fez-se uma revisão da literatura sobre as temáticas em análise, nomeadamente sobre a infância, o brincar e a ludicidade na prática pedagógica, tal como consta no respetivo capítulo e de que damos conta na bibliografia. Os principais resultados apontam dificuldade em valorizar a metodologia lúdica e ausência na articulação entre o saber-fazer na prática das professoras, revelando necessidade de mais formação para melhor apropriação do trabalho a ser desenvolvido com base na ludicidade na educação de infância.
- Rota dos artistas: Uma viagem pelos municípios do Porto e AmarantePublication . Sousa, Marta Maria Pereira de; Barros, Amândio Jorge Morais; Araújo, Maria José Freitas Borges deAmarante é uma cidade que se situa no norte de Portugal, terra de São Gonçalo, onde a natureza e o património se fundem. É a terra de distintas personalidades que se destacaram no panorama nacional e internacional. Este foi o mote para a criação de uma Rota dos Artistas que nesta terra nasceram ou por aqui passaram. Os artistas que integram a Rota têm todos algo em comum, a dinâmica da sociabilidade, desenvolvimento cultural, socioeconómico e social-urbano que caracterizaram e influenciaram as suas vidas e as suas obras: a cidade do Porto (2ª cidade de Portugal) e Amarante (concelho onde nasceram ou viveram). Agustina Bessa-Luís, Amadeo de Souza-Cardoso, António Nobre, António Carneiro, Acácio Lino e Teixeira de Pascoaes, tiveram, também por isso, um papel social, cultural e artístico relevante no contexto nacional que foi gradualmente crescendo e sendo reconhecido internacionalmente. Uma vez que uma Rota deve ter um ponto de partida e um ponto de chegada, o Porto, vai funcionar como a porta de entrada para os turistas e visitantes que queiram experimentar a Rota. O turismo é um setor em constante crescimento em Portugal, não só em grandes cidades, mas também nos quotidianos das cidades periféricas e do interior. Amarante tem vindo a crescer e o seu Património Cultural a ser visitado, fruto da aposta na marca Amarante. É cidade criativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) pela categoria música, desde 2017. A sua agenda cultural, com eventos como o MIMO Festival que potencia o património cultural da cidade e o Universo do Vinho Verde Amarante (UVVA) são um dos fatores chamativos. A par de tudo isto, a natureza o património edificado e a sua história ímpar tornam Amarante um destino de excelência.Pretende-se deste modo, criar um produto turístico que salvaguarde a memória dos artistas - o património português -, e ao mesmo tempo potencie o reconhecimento e desenvolvimento da região pela possibilidade de criação de atividade económica e emprego na área do património.
- Videojogos como Património Cultural e EducativoPublication . Duarte, Patrícia Cristina Dias; Araújo, Maria José Freitas Borges de; Barros, Amândio Jorge MoraisEste trabalho de dissertação tem como base o tema dos videojogos. O objetivo consiste em analisar as potencialidades das tecnologias interativas, como é o caso dos jogos interligando com o mundo da educação e do património cultural (material e imaterial). Procuramos entender a possibilidade de estudar a interdisciplinaridade entre as línguas, a história, a matemática, a tecnologia, outras áreas e formas de arte através da metodologia qualitativa e interpretativa. Começamos por fazer uma recolha bibliográfica, extensiva para ter uma perspetiva mais ampla. No que diz respeito ao património, descrevo alguns dos jogos e como estes dão a conhecer o património cultural no mundo virtual. Assim, faz-se uma análise mais cuidada para comparar o mundo real com o mundo que as empresas criam (o mundo virtual) para termos a noção da potencialidade deste meio. Ao longo desta dissertação, abordam-se estes dois aspetos, os videojogos e a educação, e descreve-se como a cultura contemporânea vê este tema, em relação ao seu papel na economia, no meio social e até no meio político. Para terminar, a parte mais analítica e menos teórica vai ser em relação aos jogos, que neste caso são os de Assassin's Creed 11 e o Odyssey para comparar duas épocas distintas. Entretanto, ao longo da tese podemos ver uma parte mais teórica onde está presente a história de como começaram os jogos, as suas divergências (ou aquelas que chamam mais atenção), a ligação com a educação e com o património. Por fim, a análise prática do jogo para ligar à arte. Para apoio, temos as referências bibliográficas, o próprio jogo, vídeos, testemunhos e uma tabela analítica/comparativa com o fictício e o real. Muitos jogos são bastante ricos do ponto de vista do seu património cultural, pois representam a realidade e valorizam-na. É interessante compreender que através do jogo se podem aprender conteúdos programáticos que nem sempre são do interesse dos mais jovens.