ESE - Escola Superior de Educação
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESE - Escola Superior de Educação by advisor "Araújo, Deolinda"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- AGIR(AR) para um futuro mais saudável: um projeto de educação para a saúde em contexto associativoPublication . Gouveia, Ana Rita da Silva; Araújo, Deolinda; Queirós, João Pedro Luís deO presente relatório espelha a (co)construção e o desenvolvimento de um projeto de educação e intervenção social intitulado “AGIR(AR) para um futuro mais saudável: um projeto de educação para a saúde em contexto associativo”, que teve como contexto a AGIRAR, uma associação de familiares e amigos de pessoas com psicose, sediada em Vila Nova de Gaia, e como participantes os seus associados, profissionais e dirigentes. Sendo um projeto que se alicerça na metodologia da Investigação-Ação Participativa, ele possibilitou momentos de partilha de experiências e vivências com todas as pessoas envolvidas, permitindo identificar dificuldades e limitações, mas também evidenciar os recursos existentes e as potencialidades a prosseguir. Neste sentido, através da participação e da ação, e numa ótica de educação para a saúde e de contribuição para o desenvolvimento comunitário, tentámos dar resposta a algumas das principais necessidades sentidas, promover um maior envolvimento das pessoas na vida da Associação, e uma maior relação desta com a comunidade envolvente, na procura da produção e difusão de conhecimento sobre a saúde mental e da capacitação e empoderamento das pessoas com psicose, seus familiares e comunidade envolvente.
- "Participação, um Caminho para a Mudança" Projeto desenvolvido com pessoas com doença renal crónica e cuidadoresPublication . Sarmento, Cristiana Andreia Monteiro Aguiar Esteves; Araújo, Deolinda; Monteiro, HugoO presente relatório reflete a (co)construção e desenvolvimento do projeto de educação e intervenção social “Participação, um Caminho para a Mudança”, que teve como palco a Caledial, uma clínica de hemodiálise em Canelas – Vila Nova de Gaia. Posicionado na metodologia da Investigação-Ação Participativa, este projeto permitiu a criação de espaços coletivos de partilha de experiências e vivências de pessoas com doença crónica, reconhecendo dificuldades e limitações, mas também as potencialidades e recursos existentes. Assim, pelo caminho da participação e da ação, procurou-se dar resposta a algumas das necessidades sentidas, promovendo um cada vez maior envolvimento das pessoas na procura do conhecimento sobre esta doença, no sentido da sua capacitação e empowerment. Teve como ponto de partida o primeiro convívio de Natal das pessoas em hemodiálise, familiares e profissionais da Caledial, e vários grupos de discussão sobre as vivências, perceções e sentimentos face à doença renal crónica. No âmbito deste projeto, resultado do trabalho coletivo de vários participantes, pretendeu-se compreender a realidade enquanto se agia sobre a mesma, num processo contínuo de reflexão-ação-reflexão, que foi capaz de mobilizar esforços individuais e coletivos no sentido da mudança. Surgiu como um desafio e afirmou-se como um dispositivo transformador das relações entre os profissionais de saúde, as pessoas em hemodiálise e as famílias, transformando a clínica num espaço mais aberto e inclusivo, promotor da participação e fértil para o desenvolver de atividades repletas de significado para as pessoas envolvidas.
- A participação: uma âncora para o sucesso educativoPublication . Silva, Sofia Ribeiro da; Araújo, DeolindaO presente documento reflete o desenvolvimento de um projeto de Educação e Intervenção Social num agrupamento de Escolas TEIP. Ancorado na metodologia de Investigação-ação participativa, o projeto partiu da auscultação dos sentires, perceções e vivências dos sujeitos que integram esta realidade social e desenvolveu-se passando pela reflexão sobre a relação pedagógica entre a escola, professores e a família e do seu contributo para o sucesso educativo dos jovens. A utilização de vários métodos e técnicas permitiu recolher e analisar a informação de onde emergiram vários problemas e perceber as necessidades subjacentes a esses problemas, para as quais foi delineado um projeto de intervenção social e educativa. No âmbito deste projeto, enquadrado pela Educação Social, procurou-se que os diferentes agentes educativos refletissem sobre os seus problemas e pela via da participação procurassem dar resposta a esses mesmos problemas. O projeto, “A participação: Uma âncora para o sucesso educativo”, fruto de um trabalho conjunto dos vários participantes, possibilitou a melhoria das relações entre os intervenientes educativos (jovens, famílias desses jovens, professores, assistentes operacionais e administrativos e diretor) e a transformação da escola num espaço especialmente mais rico em relações e ações com carácter inovador.