Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/9839
Título: Oportunidade de escolha em contexto familiar
Autor: Ferreira, Susana Cristina Rodrigues
Orientador: Maia, Mónica Silveira
Borges, Joana Baptista
Palavras-chave: autodeterminação
oportunidades de escolha
crianças com incapacidade
contexto familiar
self-determination
choice-making opportunities
children with disabilities
family context
Data de Defesa: 2016
Resumo: Baseado nos princípios subjacentes às práticas pedagógicas centradas na criança, este estudo tem por objetivo (a) analisar as perceções dos pais sobre a importância e facilidade na implementação de oportunidades de escolha em contexto familiar, comparando famílias de crianças em situação de incapacidade com aquelas cujas crianças apresentam desenvolvimento típico; e (b) examinar o impacte da implementação, em contexto familiar, de um programa de intervenção focado na expansão de oportunidades de escolha, na participação de uma criança com necessidades adicionais de suporte. A fim de responder ao primeiro objetivo, foi auscultada a opinião de 74 pais (26de famílias de crianças com incapacidade e 48 de crianças sem incapacidade), através de uma pesquisa por inquérito. Já para a averiguação dos efeitos do programa de intervenção, foi desenvolvido um estudo de caso único, tipo AB, avaliando o seu impacte na participação de uma criança de 2 anos com Síndrome de Down. Os resultados sugerem que os pais atribuem importância a práticas que promovam os princípios relacionados com práticas centradas na criança embora a facilidade na sua implementação registe níveis significativamente mais baixos, especialmente no caso das famílias de crianças com incapacidade. As barreiras na implementação de oportunidades de escolha situam-se em aspetos ligados à dinâmica da rotina familiar, às características da criança e à necessidade de instrução. No estudo de caso único, a criação de oportunidades de escolha promover o envolvimento e interação da criança. Os dados recolhidos parecem sublinhar a importância de apoiar a estruturação de rotinas familiares que integrem oportunidades de escolha bem como a identificação de estratégias que suportem a feitura de escolhas.
Based on principles of child-centered pedagogy, this study aims to analyze (a) parental perceptions of the importance and easiness on the implementation of choice-making opportunities in familiar context, comparing families of children in situations of disability with those Whose children have typical development; And (b) examine the impact of the implementation, in family context, of an intervention program focused on the expansion of choice-making opportunities, on the participation of a child with additional support needs. In order to respond to the first goal, 74 parents (26 of families of children with disabilities and 48 of children without disabilities) were responded to a survey. In order to investigate the effects of the intervention program, a single case study, type AB, was developed, evaluating its impact on the participation of a 2-year-old child with Down's Syndrome. The results suggest that the parents consider very important to promote principles related to child-centered practices, although the easiness of implementation is significantly lower, especially in the case of families of children with disabilities. The barriers in the implementation of choice opportunities are related to the dynamics of the family routine, the characteristics of the child and the need of instruction. In the single case study, the creation of choice opportunities promoted the involvement and interaction of the child. The data collected seem to underline the importance of supporting the structuring of family routines that integrate choice-making opportunities as well as the identification of strategies that support choices-making.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/9839
Designação: MESTRADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: MULTIDEFICIÊNCIA E PROBLEMAS DE COGNIÇÃO
Aparece nas colecções:ESE - DPRM - Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cognição

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