Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.22/9808
Title: Infância livre, memória e documentário
Author: Azad, Sara Shams
Advisor: Campos, Jorge Manuel Costa
Keywords: Infância
Memória
Bairro
Documentário
Defense Date: 6-Nov-2014
Abstract: "Tempos de bairro" explora o desaparecimento de um hábito infantil que era comum em gerações anteriores. Baseado nas memórias de uma infância pessoal, o documentário mostra um período de outrora onde as brincadeiras de rua formavam a paisagem de um bairro. Como tal, ao longo deste trabalho faz-se a revisitação de um passado e relata-se a experiência de um lugar. Evocam-se memórias e questiona-se o desaparecimento dessa 'tradição' infantil. Numa outra dimensão, este projecto é desenvolvido envolta da memória onde há, primeiramente, uma abordagem pessoal sobre as memórias de uma infância e, de seguida, uma procura por alternativas ao uso de material de arquivo. Por este revelar-se insuficiente, expõem-se algumas estratégias de representação dentro e fora do documentário como forma de retratar um tempo passado e de envolver o espectador na história. Com este projecto e a realização deste documentário pretende-se que o espectador se identifique com a temática e que, posteriormente, reconheça o valor dos espaços exteriores como um meio de exploração e de conhecimento do mundo para a infância.
"Neighborhood's Times" explores the disappearance of a childhood's habit which was common among previous generations. Based on personnal childhood memories, this documentary shows a period where playing in the street was a normal portrait of a neighborhood. As such, throughout this work I revisit a past and report the experience of a place. Memories are evoked and after It questions the disappearance of this childhood 'tradition'. On another dimension, this project is developed around the memory where there is first an personnal approach about childhood memories and then a search for alternatives to the use of archival material. As this one was insufficient, some strategies of representation inside and outside the documentary film are shown in order to describe a past time and to involve the spectator into the story. Through this project and documentary, I intend that the spectator can involve and identify himself into the subject, recognizing afterwards the value of outdoor spaces benefits as a way of exploration and knowledge to a child's world.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/9808
Designation: Projeto para a obtenção do grau de Mestre em Comunicação Audiovisual, Especialização em Fotografia e Cinema Documental
Appears in Collections:ESMAE - DM - Comunicação Audiovisual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DM_SaraAzad_2014.pdf58,28 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.