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Título: Análise da eficácia de diferentes tipologias de intervenção pedagógica: Programa de educação sobre segurança e saúde no trabalho para futuros jovens trabalhadores
Autor: Vale, Cláudia Cristina Rodrigues Pestana do
Orientador: Rodrigues, Matilde Alexandra
Palavras-chave: aceitação do risco
acidente de trabalho
comportamento
compromisso com a segurança
conhecimento
jovens trabalhadores
perceção de risco
segurança
saúde no trabalho
Data de Defesa: Set-2015
Resumo: Os jovens trabalhadores são particularmente suscetíveis de sofrer acidentes de trabalho. Esta situação deve-se à sua falta de experiência, bem como a uma maior tendência para se exporem inconscientemente aos riscos, e a estarem mais predispostos para atos inseguros. Assim, é essencial preparar estes trabalhadores antes da sua integração no mercado de trabalho, evitando comportamentos inseguros e, consequentemente, reduzindo o número de acidentes de trabalho. A escola poderá ter um papel importante na formação em matéria de Segurança e Saúde no Trabalho (SST). No entanto, para uma formação eficaz, não é suficiente um bom programa pedagógico. É necessário aplicar metodologias e técnicas de intervenção pedagógicas adequadas. Face ao exposto, este trabalho tem como objetivo analisar a eficácia de três tipologias de intervenção pedagógica no âmbito da SST em estudantes do ensino secundário e profissional. Foi elaborado um programa de educação em SST, o qual foi aplicado através de três tipologias de intervenção distintas: teórica, demonstração e testemunhos. Este programa foi aplicado a 299 estudantes. A eficácia do programa de educação foi avaliada através de um questionário, o qual foi aplicado duas semanas antes e uma semana após o programa de educação. O questionário avaliou cinco dimensões: perceção de risco, conhecimentos, aceitação do risco, compromisso com a segurança e comportamentos/atitudes de segurança. Os resultados mostraram um impacto positivo do programa de educação em todas as dimensões analisadas. Foram encontradas diferenças entre as três tipologias de intervenção para a perceção de risco, aceitação do risco e comportamentos/atitudes de segurança, existindo um maior impacto das tipologias demonstração e testemunhos. A tipologia de testemunhos mostrou exercer um maior efeito sobre a perceção de risco e comportamentos/atitudes. Não foram encontradas diferenças entre os géneros e tipologia de ensino para a maioria dos itens. Os resultados deste estudo enfatizaram a importância das escolas administrarem um programa de educação em SST aos estudantes que vão integrar o mercado de trabalho. No entanto, a integração de diferentes tipologias de intervenção, incluindo conceitos teóricos intercalados com a apresentação de testemunhos reais e exemplificação de situação práticas, apresenta-se como essencial para conseguir resultados eficazes.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/9794
Aparece nas colecções:ESTSP - DM - Ambiente, higiene e segurança em meio escolar

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