Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/9792
Título: Uma Casa na Invicta: Agir para combater a exclusão e o isolamento social
Autor: Dias, Raquel Eduarda Mendes
Orientador: Monteiro, Hugo,
Palavras-chave: Investigação-ação participativa
Educação Social
Educação Informal
Participação
Intervenção Social
Participatory action research
Social education
Informal education
Participation
Social intervention
Data de Defesa: 2016
Resumo: Neste documento é relatado todo o processo de desenvolvimento de um projeto de Educação e Intervenção Social, a partir da comunidade de inserção “Casa da Amizade”. Tendo por orientação metodológica a Investigação-Ação Participativa, este projeto e subsequente relatório centra-se em práticas de intervenção e de investigação de cariz emancipatório no contexto científico da Educação Social. Trabalhando com um conjunto de atores de classes desfavorecidas, este projeto tem a Educação Informal como enfoque privilegiado, com a participação democrática e horizontal como força motriz. Respondendo a uma diversidade no acesso ao conhecimento e no modo de o valorizar, tenta-se trabalhar formas individualizadas de intervenção educativa, pluralidades discursivas e tempos distintos de aprendizagem num percurso partilhado. Descrevendo um processo de investigação e de intervenção, o presente relatório assume uma posição crítica face a formas mais hierarquizadas de abordar o terreno, de modo a garantir valorização de percursos e de competências esquecidas em quotidianos de exclusão.
This is an account of the process of development of a project in Education and Social Intervention carried out at the "Casa da Amizade” insertion community. Both the project and subsequent report follow mainly participatory action research methodology guidelines, focusing on intervention and research practices of an emancipatory nature within the field of Social Education. The approach to this group of actors from disadvantaged social classes was based on Informal Education and driven by horizontal democratic participation. In order to provide a response to the diversity in access to knowledge and find ways of enhancing said knowledge, the approach adopted was characterised by individualised forms of educational intervention, awareness regarding particular forms of expression and different learning times. Based on a critical outlook regarding more hierarchical approaches to fieldwork, this report describes an attempt to identify individual paths and enhance skills forgotten at some point in life paths marked by social exclusion.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/9792
Designação: Mestrado em Educação e Intervenção Social, especialização em desenvolvimento comunitário e educação de adultos
Aparece nas colecções:ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos

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