Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/9755
Título: Os (diferentes) olhares sobre a Formação Musical
Outros títulos: Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Ramo Formação Musical
Autor: Rodrigues, Pedro Miguel dos Santos
Orientador: Costa, Jorge Alexandre
Barros, Rosa de
Palavras-chave: Prática pedagógica
Formação musical
Perceção sobre a Formação Musical
Teaching practice
Music education
Perception about the Musical education
Data de Defesa: 2015
Resumo: Este relatório pretende dar conta do trabalho realizado durante o estágio, esperando-se contribuir para a reflexão das práticas pedagógicas tendo em vista a promoção de aprendizagens significativas. Visando promover uma formação global, foram previstas situações de aprendizagem promotoras do desenvolvimento de competências musicais e culturalmente amplas, que no confronto com a prática foram objeto de reflexão permanente em função das necessidades dos alunos. Neste processo, constituindo um momento particularmente rico pela oportunidade de observar dois docentes com diferentes estilos profissionais, numa instituição conceituada como o Conservatório de Música do Porto, a observação revelou-se crucial para melhor conhecer a realidade. Reconhecendo que a disciplina enfrenta desafios vários, sendo-lhe pedido que promova uma formação musical ampla, contextual e crítica, a investigação procurou apreender os (diferentes) olhares dos professores da disciplina, instrumentistas e alunos sobre a formação musical, em diferentes contextos, regimes de frequência e níveis de ensino. Os resultados demonstram que se encontra orientada no sentido de proporcionar a formação global de músicos e ouvintes críticos, verificando-se ainda alguma dificuldade em torná-la apelativa, e em articular a teoria com a prática do instrumento.
This report aims to describe the work carried out during the traineeship, hoping to contribute to the reflection of educational practices in order to promote meaningful learning. To promote a global training were provided learning situations aiming the development of musical and culturally skills broad, which, in confrontation with practice, were ongoing reflection object depending on students' needs. In this process, constituting a particularly rich time for the opportunity to observe two teachers with different professional styles in a prestigious institution like the Music Conservatory of Porto, the observation was crucial to better understand the reality. Realizing that the Music Education faces several challenges and being asked to promote a broad musical training, contextual and critical, the research sought to apprehend the (different) looks of the teachers, musicians and students on musical education in different contexts, frequency regimes and levels of education. The results show that it is oriented towards providing the overall formation of musicians and critical listeners, verifying still some difficulty to make it attractive and to articulate the theory and practice of the instrument.
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/9755
Designação: Mestrado em Ensino da Música
Aparece nas colecções:ESE - DPRM - Ensino da Música

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_PedroRodrigues_2015.pdf62,19 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.