Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar:

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O!presente!relatório!de!estágio,!integraLse!no!Mestrado!em!Educação!PréLEscolar! e! Ensino! do! 1º! Ciclo! do! Ensino! Básico,! reflete! o! percurso! realizado! pela! formanda! durante! os! meses! de! fevereiro! e! junho! do! ano! corrente,! tendo! sido! a! formação! desenvolvida!no!Centro!Social!e!Paroquial!da!Nossa!Senhora!da!Ajuda.! Ao!longo!do!relatório!é!possível!verificar!os!pressupostos!que!a!mestranda!utilizou! para!nortear!a!sua!ação,!como!a!metodologia!de!investigaçãoLação.!Ao!atravessar!as! cinco!fases!da!mesma,!permitiu!desenvolver!uma!investigação!sistemática!e!reflexiva,! possibilitando!ter!uma!posição!crítica,!relativamente!ao!implementado!na!ação.! Com!este!trabalho,!através!dos!modelos!curriculares,!pretendeLse!proporcionar!à! criança!um!papel!ativo!na!sua!aprendizagem.!Deste!modo,!a!mesma!constrói!o!seu! conhecimento!através!de!uma!aprendizagem!pela!ação.!! A! experiência! obtida! com! a! prática,! permitiu! à! estagiária! desenvolver! as! suas! competências!profissionais,!a!todos!os!níveis,!que!a!fez!evoluir!como!profissional!de! educação! e! ganhar! uma! maior! perceção! acerca! do! trabalho! de! um! educador! de! infância.!Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico:A! formação! prática! permite! a! compreensão! de! conceitos! teóricos! e! legais,! a! articulação!do!saber!e!do!saber!fazer,!(re)criando!conhecimentos!teóricos!e!práticos! na!ação!profissional.! Assim,! o! presente! relatório! tem! como! intuito!uma! análise! crítica! e! reflexiva! do! processo!de!desenvolvimento!pessoal!e!profissional!da!mestranda,!em!contexto!préD escolar! e! 1º! ciclo,! no! âmbito! da! Unidade! Curricular! de! Prática! Pedagógica! Supervisionada,!parte!integrante!do!plano!curricular!do!mestrado!em!Educação!PréD Escolar!e!Ensino!do!1º!Ciclo!do!Ensino!Básico.! Ambos! os! estágios! sustentaramDse! numa! metodologia! de! InvestigaçãoDAção,! revelando! a! observação,! a! planificação,! a! reflexão! e! avaliação! como! etapas! fundamentais!para!a!transformação!da!prática!e!articulação!de!saberes!profissionais.! Assim,! a! prática! pedagógica! tornouDse! objeto! de! investigação! constituindo! numa! fonte! de! estímulo! à! resolução! de! problemas! e! à! criação! de! novos! conhecimentos.! ReleveDse,! ainda,! à! prática! pedagógica! desenvolvida! em! díade! de! formação,! estimulando!a!(re)construção!do!conhecimento!pela!reflexão!e!diálogo!constante.! Neste!contexto,!este!relatório!apresenta!vivências!e!momentos!de!aprendizagem! significativos,! em! contextos! teóricos! e! práticos,! e! que! contribuíram! para! o! desenvolvimento!de!competências!essenciais!para!a!profissionalidade!docente!e,!por! conseguinte!para!a!construção!da!identidade!profissional!docente.!
Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar:This! Report! of! Professional! Qualification! Stage! comes! integrated! in! the!master! degree! in! preschool! and! primary! school! education,! reflects! the! path!made! by! the! student! between! the! month! of! February! ad! June! of! the! current! year,! which! the! formation! was! developed! in! the! Centro! Social! e! Paroquial! da! Nossa! Senhora! da! Ajuda.! Throughout! the! report! is! possible! to! see! the! assumptions! that! the! graduate! student!used!to!guide!her!actions,!like!the!actionLresearch!methodology.!While!going! through!the!five!phases!of!the!actionLresearch!methodology,!it!allowed!to!develop!a! systematic!and!reflexive!investigation,!allowing!to!have!a!critical!position,!in!relation! to!the!implanted!action.! With! this!work,! through!de! curricular!models,! the! student!wanted! to!provide! to! the! child! an! active! role! in! his! learning! process.! This!way,! the! child! builds! his! own! knowledge!trough!action!learning.! The!experience!gained!with!the!practice!in!preschool,!let!the!student!developed! her! professional! competences,! in! every! level,! which! made! her! evolve! as! an! educational! professional! and! gained! a! bigger! perception! about! the! kindergartens’! work.! Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: A! practical! formation! allows! completing! the! comprehension! of! theoretical! and! legal!concepts,!the!joint!of!knowing!and!to!know!how!to!do,!(re)creating!theoretical! and!practical!knowledge!in!the!professional!action.! ! The!present! report! as! the! aim!of! analysing! the!process! elapsed! in! a! critical! and! reflective! way,! with! a! professional! and! personal! development! of! the! trainee,! in! kindergarten! and! primary! school! contexts! in! the! curricular! unit! of! Supervised! Pedagogic!Practice,!integrated!of!the!Master's!degree!in!PreDSchool!Education!and!1st! Cycle!of!Basic!Education!curricular!plan.! ! Both! stages! were! supported! by! Action! Research! methodology,! revealing! the! observation,! plan,! reflection! and! evaluation! as! essential! stages! for! the! praxis! transformation! and! articulation! of! several! professional! knowing.! In! this! way,! the! pedagogic! practice! became! an! object! of! investigation! consisting! in! a! stimulus! fountain!to!the!problem!solvers!and!the!creation!of!new!knowledge.!Also!reveals!the! pedagogic! practice! develops! in! dyad! formation,! stimulating! the! knowledge! (re)constructing!by!reflection!and!constant!dialog.! ! Thinking!in!the!same!line,!this!report!shows!experiences!and!significant!learning! moments! in! theoretical! and! practical! contexts,! contributed! to! the! development! of! essential! competences! for! the! teaching! professionalism! and,! consequently,! the! construction!of!the!professional!identity.!

Description

Keywords

Criança Investigação-ação Educação infantil Formação ao longo da vida Child Action-research methodology child education lifelong learning Aprendizagem Desenvolvimento profissional Investigação-ação Prática pedagógica Learning Professional development Action research methodology Teaching practice

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License