Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/9303
Título: Ponderação e sequência de utilização de diferentes ambientes laboratoriais no processo ensino-aprendizagem
Autor: Costa-Lobo, Cristina
Duarte, Marina
Alves, Gustavo R.
Oliveira, Paulo C.
Palavras-chave: Laboratórios remotos
Laboratórios virtuais
Estilos de aprendizagem
Experimentação remota
Processo ensino-aprendizagem
Competências experimentais
Educação
Data: 2008
Editora: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Relatório da Série N.º: E-book Labs-on-the-web;
Resumo: O processo ensino-aprendizagem tem sido alvo constante de estudos, em particular ao nível do Ensino Superior em consequência do aumento anual de novos alunos que, em termos meramente estatísticos, têm vindo a evidenciar um abaixamento progressivo das médias de acesso. A preocupação com a manutenção de um determinado nível de qualidade na formação destes alunos, conjugada com a vontade de alargar o acesso a todos aqueles que terminam o Ensino Secundário, despoletou uma maior intervenção dos especialistas em educação, em parceria com docentes de todas as áreas do Ensino Superior, na análise do problema. Considerando o caso particular das Ciências e Engenharias, onde a componente laboratorial no processo ensino- aprendizagem assume um papel relevante, os recentes avanços ao nível das tecnologias educativas criaram alternativas válidas aos ambientes laboratoriais tradicionais, nomeadamente os ambientes laboratoriais virtuais e remotos, ainda não totalmente exploradas. Em paralelo, assiste-se também a uma crescente preocupação com a análise dos estilos de aprendizagem, em resultado da crescente heterogeneidade que caracteriza, de forma global, os alunos que optam por aquelas áreas do Ensino Superior. Dispondo os docentes de uma variedade crescente de recursos educativos e de métodos de ensino, em face de um leque alargado de alunos com estilos de aprendizagem próprios, importa estudar de que forma se pode ponderar e sequenciar os diferentes tipos de ambientes laboratoriais, para atingir o objectivo geral de aumentar o nível do saber e das competências experimentais dos alunos que optam pelas Ciências e Engenharias.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/9303
Aparece nas colecções:ISEP – CIETI – Livro, parte de livro, ou capítulo de livro

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CAPL_GCA_CIETI_2008.pdf389,98 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.