Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de estágio de qualificação profissional

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_DianaSousa_2012_EPE.pdf503.03 KBAdobe PDF Download
DM_DianaSousa_2013_E1CEB.pdf1.64 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: Encarando a educação pré-escolar como uma fase peremptória que contribui para o bom desenvolvimento da criança fundamenta-se que o educador mobilize práticas assentes na qualidade educativa. Deste modo, para que prevaleça uma educação de qualidade é fundamental que os educadores apostem na sua formação profissional contínua, uma formação que articule a componente teórica (o que é preconizado pelos teóricos) e uma componente prática (a adequação da teoria a um grupo de crianças concreto). Ao longo das práticas educativas, a supervisão institucional e aulas teóricopráticas proporcionadas pela unidade curricular (UC) de Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré-escolar (PPSEP) suportaram o percurso formativo construído no JI da Vilarinha. Promoveram-se metodologias de investigação ação sustentadas em processos de observação, planificação, intervenção, reflexão e avaliação. Para além disso, foram sendo desenvolvidas diferentes estratégias e instrumentos de reflexão e avaliação dos processos da ação pedagógica construídos pelo par pedagógico, como também dos efeitos desses processos no grupo de crianças. Como tal, foi possibilitado o desenvolvimento de um perfil profissional, proporcionador da construção de competências socioprofissionais e pessoais, fundamentadas e refletidas, assentes no princípio da aprendizagem ao longo da vida. As atividades pedagógicas promovidas no contexto educativo despontaram da adoção de uma metodologia de trabalho por projeto, suportada na observação das necessidades e interesses evidenciados pelas crianças, incitando à construção de projetos como o dos Animais Marinhos, o dos Meios de Transporte, o do Corpo Humano e o dos Nossos Sentidos. Deste modo, com estes projetos apostou-se numa educação diferenciada sustentada na diversidade dos estilos de aprendizagem, partindo-se da identificação e valorização das necessidades, interesses e resultados de aprendizagem das crianças (Alonso et al., 1997, cit. por Resendes & Soares, 2002, cit. por Ribeiro, 2012b). Simultaneamente promoveu-se o desenvolvimento de estratégias pedagógicas diferenciadas conducentes ao sucesso de cada criança, de forma a proporcionar momentos de respeito e de partilha de saberes e experiências, fomentadores da autonomia. Como tal, procurou-se atribuir voz ativa às crianças no seu processo de aprendizagem, privilegiando-se uma educação integrada e articulada de todas as áreas de conteúdo.
Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: Facing the pre-school education as a peremptory phase that contributes to the smooth development of the child is founded that the educator mobilize practices based on educational quality. Thus, to prevail a quality education is essential for educators to engage in their continuous professional development training that articulates the theoretical component (which is advocated by theorists) and a practical component (the adequacy of the theory to a group of children concrete). Throughout the educational practices, supervision and institutional teóricopráticas classes offered by the course of Supervised Teaching Practice in Preschool Education supported the training path built in the JI Vilarinha. It promoted, sustained action research methodologies in the process of observation, planning, action, reflection and evaluation. As such, it has enabled the development of a professional profile, proportioning of building social and professional skills and personal, reasoned and thoughtful, based on the principle of lifelong learning. The educational activities promoted in the educational context emerged from the adoption of a methodology of work per project, supported by the observation of the needs and interests evidenced by the children, urging the construction of projects such as the Animal Marine, the Transportation, the Human Body and Our Senses , have been developed different strategies and tools for reflection and evaluation of the pedagogical action constructed by the pair teaching, as well as the effects of these processes in the group of children. Thus, with these projects bet on a sustained differentiated education in the diversity of learning styles, starting from the identification and appreciation of the needs, interests and learning outcomes of children (Alonso et al., 1997, cit. by Resendes & Smith, 2002, cit. by Ribeiro, 2012b). At the same time promoted the development of differentiated teaching strategies conducive to the success of each child, to provide moments of respect and sharing of knowledge and experience, developers of autonomy. As such, we tried to give a voice to children in their learning process, privileging an integrated education and articulate of all content areas.
Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O presente relatório enquadra-se no âmbito das unidades curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré-Escolar e de Prática Pedagógica Supervisionada no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico evidenciando-se as particularidades de estágio profissional experienciado tanto no Pré-Escolar A como na turma do 1.º ano B, ambas pertencentes à instituição educativa EB1/JI da Vilarinha. No decorrer do estágio a estagiária apoiou-se no ciclo de investigação-ação, alicerçando-se nas etapas de observação, planificação, ação e avaliação no sentido da construção de um perfil profissional reflexivo. A prática pedagógica revelou-se, assim, como oportunidade de construção de competências pessoais e socioprofissionais, assentes no princípio de formação contínua. As ações educativas planificadas e desenvolvidas em cada nível educativo decorreram de observações participantes, mas também de diálogos com as orientadoras cooperantes. Como tal, sustentaram-se numa prática reflexiva antes, durante e após a ação educativa, aliada à elaboração de instrumentos de reflexão e avaliação reveladores do desenvolvimento pessoal e socioprofissional da estagiária e, inclusive, das aprendizagens construídas pelos alunos. As atividades pedagógicas promovidas nos dois contextos educativos suportaram-se num paradigma socioconstrutivista, a partir do qual a estagiária procurou atribuir um papel ativo ao aluno no seu processo de aprendizagem, considerando as suas necessidades e interesses. As práticas pedagógicas basearam-se, ainda, em pressupostos teóricos suportados em princípios de interdisciplinaridade, valorizando-se um ensino integrado. Deste modo, considerou-se relevante o desenvolvimento global da criança, apelando-se a um envolvimento dos próprios familiares no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: This report fits within the curriculum units of Supervised Teaching Practice in Preschool Education and Supervised Teaching Practice in Primary School and demonstrates the particularities of a teacher training both in Preschool A and in the first year B, both belonging to EB1/JI Vilarinha. During the teacher training the trainee leaned on action research cycle, basing on the steps of observation, planning, action and evaluation in order to construct a profile of a reflective practitioner. The teaching practice has proved to be an opportunity to build personal and socioprofessional skills, based on the principle of continuous training. Educational activities planned and developed in each educational level resulted from participant observations, but also from dialogues with the guiding cooperative teacher. These activities were sustained in a reflective practice before, during and after the educational activity, together with the development of tools for analysis and evaluation revealing personal and occupational development of the trainee, and in the learning constructed by the students. The pedagogical activities promoted in both educational contexts are based on a social constructivist paradigm, from which the trainee sought to give the student an active role in their learning process, considering their needs and interests. The pedagogical practices were also based on theoretical assumptions supported by principles of cross curricular backgrounds, valuing integrated education. Thus, the global development of the child, as well as the family commitment, was considered important in the teaching and learning process of the students.

Description

Keywords

Investigação ação Trabalho por projeto Perfil profissional Action research Work for the project Professional profile Formação contínua Interdisciplinaridade Socioconstrutivismo Continuous education Cross curricular items Social constructivism

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License