Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/866
Título: Marketing e imagem: o caso do Hospital de Santa Maria - Porto
Autor: Guerra, Rita
Orientador: Morais, Carminda
Pimenta, Rui
Valga, Carla
Palavras-chave: Cuidados de saúde
Utentes
Marketing
Organização
Health care
Users
Marketing
Organizational
Data de Defesa: 2012
Editora: Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto
Instituto Politécnico de Bragança
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Resumo: O sector da saúde ocupa, actualmente, um espaço muito visível na nossa sociedade, quer seja em termos económicos como sociais. Os utentes têm alterado as suas atitudes, tendo vindo a preocupar-se e a exigir cada vez mais dos serviços de saúde. Estas mudanças têm conduzido as Organizações a desenvolver serviços mais orientados para o marketing. Desta forma, reconhece-se a importância dessa avaliação como forma de aumentar os níveis de satisfação dos utentes e da eficiência organizacional. A estratégia de Marketing, passa pela escolha dos mercados alvo, da sua posição competitiva face aos seus concorrentes, que permita atender os seus utentes. Neste contexto, o Marketing poderá desempenhar um papel preponderante na rentabilidade e competitividade das Organizações, pelo que se achou pertinente desenvolver as estratégias de Marketing numa Instituição Privada de Saúde. Assim, no âmbito do 2º. Ano de Mestrado de Gestão das Organizações, ramo Unidades de Saúde, foi realizado um estágio na área do Marketing e Imagem, que teve lugar no Hospital de Santa Maria – Porto. Assim, com este relatório pretende-se reflectir sobre as actividades desenvolvidas, desde a conceptualização à realização das mesmas, e o seu impacto na Organização e, simultaneamente, disponibilizar um instrumento de avaliação da Unidade Curricular.
The health sector occupies at present a very visible place in our society, both economically and socially. Beneficiaries have changed their attitudes and are requiring more and more health services. These changes have led the organizations to develop services specifically directed to marketing. Thus, the importance of this evaluation is acknowledged as a way to increase levels of user satisfaction and organizational efficiency. Marketing strategy involves the choice of target markets, of its competitive position against its competitors in order to serve their users. In this context, marketing may play an important role in the profitability and competitiveness of organizations. So it was thought to be appropriate to develop marketing strategies in a Private Health Institute. Thus, as a part of the 2nd Year Master of Organizations Management (Health Units branch) program, a training course in Marketing and Image was held in Hospital de Santa Maria – Porto to analyse all the work done, from conceptualization to completion, as well as its impact on the Organization, simultaneously, provide an assessment tool of the Curricular Unit.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/866
Aparece nas colecções:ESTSP - DM - Gestão de Organizações / Gestão de Unidades de Saúde

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