Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.22/8521
Título: Uma espécie de ópera, o gesto na condução musical
Autor: Gonçalves, Maria João Rocha de Matos
Orientador: Salgado, António Gabriel Castro Correia
Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
Palavras-chave: Prática educativa
Canto
Curso básico de música
Curso secundário de canto
“Uma espécie de ópera, o gesto e a condução musical”
Educational practice
Singing
Music basic course
Singing secondary course
"A kind of opera, musical gesture and conducting"
Data de Defesa: 12-Jul-2016
Resumo: O presente relatório incide sobre a Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música e integra a informação acerca do estágio profissionalizante, realizado ao longo do ano letivo 2015/2016, no Curso de Música Silva Monteiro na disciplina de Canto. Para além da reflexão sobre a Prática Educativa, foi elaborado um projeto de intervenção denominado Uma espécie de ópera. Este projeto tem como principal objetivo introduzir a vertente cénica do estudo do canto e orientar os alunos no sentido de criar ligações positivas entre o gesto e frase musical. Do ponto de vista metodológico, foi elaborado um estudo de âmbito qualitativo, partindo da aplicação de um questionário enquanto técnica de inquérito atinente. A análise de conteúdo dos questionários aplicados aos alunos e aos professores, demonstrou que a preparação da vertente cénica do estudo do Canto constitui uma enorme prioridade na emissão da voz, sendo que o gesto pode influenciar a colocação da voz e a condução melódica e frásica.
This report focuses on the Course of Supervised Teaching Practice Master in Music Teaching and integrates information on the professional stage, held throughout the school year 2015/2016, the Curso de Música Silva Monteiro in singing. In addition to the reflection on the Educational Practice, it was developed an intervention project called A kind of opera. This project aims to introduce the scenic side in singing and guide the students in order to create positive links between gesture and musical phrase. From a methodological point of view, a study of qualitative framework was developed, based on the application of a questionnaire, as regards survey technique. The content analysis of the questionnaires applied to students and teachers showed that the preparation of the scenic work is a major priority in the voice issue, and the gesture can influence the placement of the voice and the melodic and phrase conducting.
Descrição: Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/8521
Aparece nas colecções:ESMAE - DM - Ensino de Música

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_MariaGoncalves_2016.pdf2,35 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.